CFBM visita Instituto para Pesquisa do Câncer em Guarapuava e propõe acordo de colaboração

5 de abril de 2024

Os conselheiros do Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) visitaram o Instituto para Pesquisa do Câncer em Guarapuava (PR), e puderam explorar de perto toda a estrutura e projetos inovadores da instituição, que tem feito um importante trabalho para combate e prevenção ao câncer, além do renomado Projeto Genomas Paraná, que é uma iniciativa ambiciosa que busca compreender as características genéticas da população, levando em consideração diversos fatores como saúde, ambiente, estilo de vida, histórico familiar e perfil genético individual.

A visita foi conduzida pelo Dr. Luís Gustavo Morello, pesquisador da Fio Cruz e representante do IPEC, que destacou o papel fundamental dos biomédicos no desenvolvimento da pesquisa no IPEC. Mortello também ressaltou a crescente demanda por especialistas em Bioinformática, uma área da Biomedicina, que é essencial para o avanço desses estudos e explicou que o desenvolvimento da pesquisa acontece por meio da construção de um banco de dados e da aplicação de técnicas de Inteligência Artificial, que pretendem identificar biomarcadores de predisposição genética para doenças crônicas não transmissíveis, incluindo câncer, síndrome metabólica e outras comorbidades como obesidade, diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.

O presidente do Conselho Federal de Biomedicina, Dr. Silvio José Cecchi, propôs uma parceria para ampliar a colaboração entre o instituto e os profissionais biomédicos, oferecendo oportunidades de estágio e aprimoramento profissional. Morello recebeu a proposta com entusiasmo, destacando o potencial dessa parceria para impulsionar ainda mais as pesquisas e avanços no campo da saúde.

A visita ao Instituto para Pesquisa do Câncer em Guarapuava não apenas evidenciou o compromisso dos biomédicos com a inovação e o avanço científico, mas também destacou a importância da colaboração entre instituições de pesquisa e órgãos reguladores para enfrentar os desafios complexos relacionados ao câncer e outras doenças crônicas.

Saiba mais

 

LocalizaçãoOnde nos encontrar?

SCS – Quadra 07 – Edifício Torre do pátio Brasil
Bloco A – Nº 100 Salas 806 a 812
Asa Sul – Brasília – DF – CEP: 70307-901
Telefone: (61)3327-3128

Redes SociaisSiga-nos
Fale ConoscoEntrar em Contato
LocalizaçãoOnde nos encontrar?

SCS – Quadra 07 – Edifício Torre do pátio Brasil
Bloco A – Nº 100 Salas 806 a 812
Asa Sul – Brasília – DF – CEP: 70307-901
Telefone: (61)3327-3128

Redes SociaisSiga-nos

Copyright © 2020 Conselho Federal de Biomedicina – Todos os direitos reservados

Copyright © 2024 Conselho Federal de Biomedicina – Todos os direitos reservados