Presidente CFBMSilvio José Cecchi

bt_bb_section_bottom_section_coverage_image
https://cfbm.gov.br/wp-content/uploads/2020/06/Silvio-Cecchi-1280x1280.jpg

Presidente CFBMSilvio José Cecchi

Graduado em Biomedicina pelo Centro Universitário Barão de Mauá em 1982, Silvio José Cecchi, presidente do Conselho Federal de Biomedicina e da Associação Brasileira de Biomedicina é Pós-graduado em Análises Clínicas. Ao longo de sua vida profissional acumulou cargos nas funções de coordenador do curso de Biomedicina do Centro Universitário Barão de Mauá; Diretor Geral da Faculdade COC; Diretor de Pós-Graduação da Anhanguera Educacional; Diretor de Logística das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU-SP). Em 2016, assumiu o cargo de secretário da Secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior do Ministério da Educação e atualmente é assessor especial da Casa Civil.
Biomedicina: Uma Jornada que Vale a Pena
Biomedicina: Uma Jornada que Vale a Pena


Por Silvio José Cecchi Presidente do CFBM Nos aproximamos do fim de mais um ano repleto de desafios e conquistas. Ao longo deste ano, enfrentamos obstáculos, superamos barreiras e, mais importante, contribuímos para a saúde e bem-estar daqueles que mais precisam dos nossos serviços. Cada um de nós, biomédicos, desempenha um papel fundamental na prevenção de doenças e na promoção da saúde, moldando um futuro mais saudável para a sociedade que servimos. E por isso, ressalto sempre que vale a pena ser Biomédico. VALE A PENA SER BIOMÉDICO porque somos mais do que profissionais a serviço da saúde; somos os guardiões da saúde preventiva, investigadores incansáveis em busca de respostas que impactam vidas. Em cada amostra analisada, em cada pesquisa conduzida, estamos contribuindo para um panorama de saúde mais claro e embasado em evidências. Somos educadores, orientadores, líderes na conscientização sobre práticas saudáveis. VALE A PENA SER BIOMÉDICO porque, ao educarmos a comunidade, estamos construindo uma sociedade mais informada e capacitada para tomar decisões conscientes sobre sua saúde. VALE A PENA SER BIOMÉDICO porque, ao escolhermos essa profissão, assumimos o compromisso com a vida, com a saúde e com a construção de um futuro melhor. Este ano pode ter sido desafiador, mas nosso comprometimento e dedicação continuam inabaláveis. Ao encerrarmos este ciclo, celebremos não apenas os resultados alcançados, mas a jornada que nos trouxe até aqui. VALE A PENA SER BIOMÉDICO porque, juntos, somos uma força transformadora na saúde pública, e o impacto positivo que geramos é a verdadeira recompensa de nossa escolha. Enquanto presidente do Conselho Federal de Biomedicina, gostaria de agradecer a cada um dos profissionais que integram essa tão importante categoria pela dedicação, compromisso e paixão pela nossa profissão. Que o próximo ano nos reserve ainda mais realizações e oportunidades para fazer a diferença na saúde daqueles que precisam de nós. Um brinde a todos os biomédicos e ao valor inestimável de nossa profissão! Muito obrigado e um feliz ano novo!      
Biomédica, a sua saúde é imprescindível e inadiável. Cuide-se!
Biomédica, a sua saúde é imprescindível e inadiável. Cuide-se!
Biomédicas,

Chegou mais um Outubro Rosa, e como de costume, o Conselho Federal de Biomedicina anualmente se insere nessa campanha e busca de alguma forma apoiá-las na prevenção e no combate à Doença. No entanto, neste ano, eu gostaria de manifestar o meu apoio e solidariedade a todas as mulheres que sofrem com esse acometimento e também aos homens que têm em seus ciclos mulheres que enfrentam bravamente essa batalha. Minha solidariedade hoje não é só de um profissional de saúde, é de um homem, que também é filho, esposo e pai. O câncer de mama é a doença que mais mata mulheres no mundo, mas se detectado no inicio as chances de cura são otimistas. O cuidado com o corpo, o autoexame e a ida aos profissionais especializados muitas vezes soam para nós, profissionais de saúde, como algo distante. Cuidamos do próximo, mas por vezes nos preterimos. O apelo hoje é para que você, mulher, se cuide. Se toque. Tire um tempo pra si e dedique-se à sua saúde. E para os homens, não deixem de incentivar e de apoiar. Nossa conduta e postura fazem toda a diferença nesse momento de empatia e solidariedade. De acordo com a organização não governamental Outubro Rosa, por ano, são contabilizados cerca de 57 mil novos casos, com uma média assustadora de mortalidade que chega a 13 mil mulheres. É um câncer de difícil prevenção, uma vez que a doença está ligada ao histórico familiar e aos hábitos de vida. A grande arma que temos nas mãos é o diagnóstico precoce, ou seja, descobrir o tumor quando ele ainda é pequeno. Para nós, profissionais da saúde, a campanha Outubro Rosa é recebida com muito entusiasmo e são campanhas assim, motivadoras e de encorajamento, que nos fazem acreditar no avanço progressivo da sociedade, dando a todos nós, principalmente aos Biomédicos a esperança de que um dia a guerra contra o câncer será vencida. É fundamental que as mulheres estejam bem atentas às suas mamas e ao menor sinal de qualquer irregularidade como excreção de liquido ou caroço que procure ajuda profissional. Cuide-se, cure-se. Se toque contra essa doença! Abraços fraternos! Silvio Jose Cecchi Presidente do CFBM
Biomedicina Solidária – a campanha que aqueceu nossos corações
Biomedicina Solidária – a campanha que aqueceu nossos corações


Chegamos ao fim da 1ª edição da campanha Biomedicina Solidária. A ação, que teve início no dia 13 de abril, prevista para acabar no dia 22 de maio, foi prorrogada a pedido da própria categoria, ressaltando a solidariedade e a motivação dos profissionais da Biomedicina e da sociedade em si em fazer o bem e ajudar a tantas pessoas em um momento tão crítico como o que se encontra o nosso país. Felizmente, contamos com o apoio de todos os Conselhos Regionais, bem como Associações de Biomedicina e entidades parceiras. A colaboração espontânea e voluntária dos estudantes, dos professores e dos coordenadores das instituições de ensino também fizeram a diferença na nossa ação. Certamente, nesses dias tristes com consequências lastimáveis por conta da pandemia da COVID-19, ver a solidariedade de jovens que ambicionam uma carreira como a Biomedicina se mobilizando de todas as formas para arrecadar donativos aqueceu nossos corações durante esse exatos dois meses de campanha. O apoio incondicional dos nossos biomédicos que têm feito trabalho de destaque nas redes sociais também foi crucial para o sucesso da campanha. A esses, minha gratidão por terem vestido a camisa da Biomedicina Solidária, terem criados estratégias próprias de divulgação e de arrecadação e terem nos auxiliado. Esses representam uma nova fase na Biomedicina e a gente espera continuar contando com a seriedade e com a divulgação responsável da nossa profissão nesse universo chamado rede social. É grandioso poder refletir o quanto de apoio tivemos de diversas pessoas de dentro da categoria e também de fora da Biomedicina. Quantas pessoas estenderam as mãos e se dispuseram a fazer o bem junto conosco. Isso só foi possível porque temos conquistado também respeito e credibilidade entre empresas, autoridades e, principalmente, com a sociedade de um modo geral. Se o meu orgulho pela profissão já vem por tudo que conquistamos até hoje no âmbito profissional, agora posso dizer que me orgulho ainda mais por todo o humanismo que demonstramos durante todos esses dias. Mais ainda, corrobora o que sempre digo: a nossa união nos levará muito além do que já imaginamos. Certamente, teremos outras edições da Biomedicina Solidária. E ela serão cada vez maiores. Esperamos que tão logo possamos realizá-las em momentos oportunos, sem pandemia, para que mais do que uma entrega de alimentos ou de qualquer outro donativo, a gente possa doar também amor, carinho, abraços e apertos de mão. Em breve publicaremos um balanço geral de tudo que arrecadamos, mas desde já, eu não poderia deixar passar o meu agradecimento a todos que colaboraram.

Muito obrigado!! Saudações biomédicas!

Dr.Silvio José Cecchi Presidente do CFBM

Biomédicos, o futuro chegou!
Biomédicos, o futuro chegou!
Caros amigos, Quantos foram os grandes acontecimentos que vivenciamos nos últimos tempos, não é mesmo? Para quem duvidava que a Biomedicina seria a profissão do futuro, o futuro chegou! Mais do que nunca, hoje temos o grato reconhecimento da sociedade em relação ao trabalho que prestamos. E, isso se deve a cada um dos grandes profissionais que arduamente engrandecem a Biomedicina – dia após dia, com muita luta e trabalho. Desde o início da minha vida profissional, a minha história se confunde com a da Biomedicina. Trabalhei e militei muito para que chegássemos onde chegamos hoje e ouso dizer que ainda avançaremos muito mais. Sei do nosso potencial. Sei do esforço que nós, Biomédicos, vivenciamos para conquistar o nosso espaço. Conquistamos... seguimos conquistando! Hoje é fácil encontrar Biomédicos em diversos setores da área da saúde. São mais de três dezenas de habilitações – e com a inserção da categoria nas Práticas Integrativas Complementares (PICs) – ampliamos o nosso rol para mais de 60 áreas de atuação. Tantas possibilidades deve-se à completa formação do Biomédico, à dedicação de cada profissional e ao Conselho Federal e aos Regionais de Biomedicina, que não medem esforços pela categoria. Por isso, reforço a necessidade de união entre a categoria para que possamos alcançar ainda mais representatividade. Apoiem-se e valorizem a nossa categoria. Afinal, somos todos profissionais a serviço da saúde. Saudações Biomédicas!

Dr. Silvio José Cecchi Presidente do CFBM
LocalizaçãoOnde nos encontrar?

SCS – Quadra 07 – Edifício Torre do pátio Brasil
Bloco A – Nº 100 Salas 806 a 812
Asa Sul – Brasília – DF – CEP: 70307-901
Telefone: (61)3327-3128

Redes SociaisSiga-nos
Fale ConoscoEntrar em Contato
LocalizaçãoOnde nos encontrar?

SCS – Quadra 07 – Edifício Torre do pátio Brasil
Bloco A – Nº 100 Salas 806 a 812
Asa Sul – Brasília – DF – CEP: 70307-901
Telefone: (61)3327-3128

Redes SociaisSiga-nos

Copyright © 2020 Conselho Federal de Biomedicina – Todos os direitos reservados

Copyright © 2024 Conselho Federal de Biomedicina – Todos os direitos reservados