CFBM lança Museu Virtual da Biomedicina

30 de novembro de 2022

Como parte das comemorações do mês do Biomédico, o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) lançou nesta quarta-feira, 30, o Museu Virtual da Biomedicina, que conta com mais de 500 itens, que vão desde indumentárias, à vidrarias passando por equipamentos, jornais e revistas que ajudam a contar a história da luta que deu origem ao processo de regulamentação para que hoje a Biomedicina chegasse ao que é.

O acervo foi organizado e boa parte dele doado pelo conselheiro Federal, Dr. Sérgio Antonio Machado, que destaca que o valor do material que compõe o Museu não é só histórico, é também afetivo e conta a história não só da Biomedicina, mas também de tantas pessoas que cresceram junto com ela.

– Essas doações foram feitas com o objetivo de perpetuarem a história da Biomedicina; imaginem que temos aqui itens do laboratório Santa Catarina, que funcionou entre as décadas de 80 e 90 e foram doados pelo Dr. João Chevtchuck. O nome do laboratório foi escolhido em homenagem à irmã do doador. Outros itens fabricados nas décadas de 30 e 40, que tinham uma vida útil longa, doados pelo Dr. João Smelan, ainda foram utilizados nos primórdios da Biomedicina, contrastando com os dias atuais em que o avanço tecnológico faz com que os equipamentos se tornem obsoletos em curto espaço de tempo.

– Nosso Museu não é só do CFBM é de todos e para todos, tanto para os profissionais quanto para os acadêmicos e professores que vivenciam a Biomedicina. Por isso também lançamos a versão virtual que é para facilitar e democratizar o acesso de toda a categoria e também da sociedade que se interessa em conhecer mais sobre o trabalho que desempenhamos, acrescentou o presidente do CFBM, Dr. Silvio José Cecchi.

Clique aqui e acesse o Museu da Biomedicina

 

LocalizaçãoOnde nos encontrar?

SCS – Quadra 07 – Edifício Torre do pátio Brasil
Bloco A – Nº 100 Salas 806 a 812
Asa Sul – Brasília – DF – CEP: 70307-901
Telefone: (61)3327-3128

Redes SociaisSiga-nos
Fale ConoscoEntrar em Contato
LocalizaçãoOnde nos encontrar?

SCS – Quadra 07 – Edifício Torre do pátio Brasil
Bloco A – Nº 100 Salas 806 a 812
Asa Sul – Brasília – DF – CEP: 70307-901
Telefone: (61)3327-3128

Redes SociaisSiga-nos

Copyright © 2020 Conselho Federal de Biomedicina – Todos os direitos reservados

Copyright © 2024 Conselho Federal de Biomedicina – Todos os direitos reservados