Por Caroline Lucas
O Conselho Federal de Biomedicina é o primeiro conselho profissional da área de saúde a receber o título de Entidade Colaboradora da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O reconhecimento se deu em razão da parceria desenvolvida no ano de 2016 para contribuir com o Programa de Qualificação dos Prestadores de Serviços de Saúde (Qualiss – ANS). Na ocasião, o CFBM fez um extenso trabalho, mobilizando os representantes de laboratórios para que disponibilizassem informações sobre sua qualidade para a Agência.
O Qualiss tem por objetivo ampliar o poder de avaliação e de escolha por parte dos beneficiários de planos de saúde e pela sociedade em geral. O Programa foi estabelecido pela Resolução Normativa n° 405, de maio de 2016 e consiste no estabelecimento de atributos de qualificação relevantes para o aprimoramento da qualidade assistencial oferecida pelos prestadores de serviços; na avaliação da qualificação desses prestadores de serviços de saúde; e na divulgação dos atributos de qualificação, tais como: acreditação, segurança do paciente, qualificação profissional, monitoramento da qualidade por meio de indicadores, etc.
O QUALISS conta com um Comitê Técnico de Avaliação da Qualidade Setorial – COTAQ com a finalidade de auxiliar a ANS no estabelecimento de critérios de aferição e controle da qualidade da prestação de serviços na saúde suplementar com participação dos diversos atores do setor.
Com informações da ANS