Biomédico do PR fecha convênio de pesquisa com Secretaria de Ciência e Tecnologia

28 de março de 20170

Biomédico do estado do Paraná (PR), Dr. Carlos Ricardo Maneck Malfatti, reuniu-se no dia 14 de março com o secretário de Ciência e Tecnologia do Paraná (Curitiba), João Carlos Gomes, para apresentar projeto estratégico na área de Inovação Tecnológica em Saúde, como plano vinculado a patente depositada e publicada na Revista do INPI Intitulado “Avaliação da Viabilidade Comercial de Baccharis dracunculifolia com prospecção Biotecnológica e médica”.

A pesquisa teve seu início em 2009 com orientações de mestrado e alunos de iniciação científica e recentemente com alunos de doutorado investigando esta planta medicinal para suas diferentes formas de extração com o objetivo de caracterizar aspectos importantes para elaboração de um novo produto, tais como: Análise de toxicidade in vitro e in vivo, testes biológicos em modelo animal definindo dose-resposta para efeitos bioquímicos, hormonais, histológicos e comportamentais e recentes testes em humanos saudáveis. Estas pesquisas já foram publicadas em revistas internacionais e de impacto na área Biotecnológica e Médica.

O plano foi enquadrado na Área Prioritária: Ciências Biológicas e Biotecnologia (saúde), definida pelo Conselho Paranaense de Ciência e Tecnologia – CCT Paraná, a fim de pleitear apoio financeiro da SETI/UGF com recursos do Fundo Paraná. No encontro também estiveram presentes o reitor da Unicentro, Dr. Aldo Nelso e a deputada estadual Cristina Silvestri (PPS).

Sobre o projeto
O projeto conta com uma equipe multidisciplinar pertencente a pelo menos dois setores da UNICENTRO (Saúde, Exatas e Tecnológicas), com o Instituto Federal do Paraná – Campus em Palmas (IFPR) como Instituição parceira, compondo equipe com formações diversas (Biomedicina, Medicina, Farmácia, Nutrição, Educação Física, Química, Engenharia de Alimentos) olhando para o mesmo objeto de estudo: Apresentação de um novo produto (alimento funcional) com princípio ativo extraído de planta medicinal (Baccharis dracunculifolia), enriquecido com antioxidantes e compostos bioativos de ação direta em células e sistemas envolvidos com a secreção de insulina (células beta pancreáticas) e reconhecimento da insulina (redução da resistência a insulina e intolerância a glicose) com foco na prevenção (Obesidade e Pré-diabetes) e coadjuvante no tratamento da Diabetes.

Diante dos resultados já publicados, e patente depositada (BR102012020540-8), espera-se deste projeto uma obtenção de informações valiosas para inserção no mercado, avaliando: o tipo de extração, bem como o melhor custo benefício e rendimento para extração do óleo essencial de interesse comercial, identificando também a variação dos metabólitos secundários de Baccharis dracunculifolia a partir de colheitas em diferentes fases de crescimento, fatores ambientais e sazonais, além da influência da floração e atividade antioxidante. Além disso, a partir da escolha do melhor método de extração do óleo essencial e rendimento, e de acordo com a fase de desenvolvimento e estação do ano, será realizada uma curva dose-resposta para reavaliar os efeitos biológicos já publicados pelo grupo proponente, mas com menores doses (curva dose-resposta com 50; 200 e 400 mg/kg) em modelo animal de diabetes (Protocolo de aprovação no comitê de ética = 008/2014).

Os extratos serão avaliados quanto ao efeito citotóxico pelos testes de viabilidade celular em citômetro de fluxo, e também pela ação hemolítica sobre hemácias, de forma a não deixar dúvidas sobre a segurança deste material, vindo a complementar o teste de toxicidade já realizado e publicado pelo presente grupo de pesquisa proponente, que constatou ser necessária uma dose muito alta do extrato bruto (inviável de ser alcançada pela dieta em humanos) para ser considerado tóxico. Ao final, será realizada uma análise sensorial em amostras de diferentes extrações do óleo essencial e melhor escolha de apresentação do produto, bem como, definição precisa de rótulo e embalagem para apresentação comercial.

A seguir um quadro resumindo o poder biotecnológico e medicinal do gênero Baccharis e as premissas já publicadas pelo presente grupo proponente mostrando diferentes atividades biológicas de interesse comercial.

 Extrato Pesquisado

 

 Achados  Referência
Baccharis dracunculifolia A concentração letal média (CL50) de 1008,51ug/mL e 921,32ug/mL em 24 e 48h respectivamente, sendo necessária uma concentração muito alta de extrato para ser considerada letal. 1 Dissertação de mestrado defendida (2012);

Artigo publicado:

Hocayen et al., INSULA Revista de Botânica Florianópolis, n. 41, p. 23-31. (2012).

Baccharis dracunculifolia O tratamento durante 30 dias com uma dose de 400 mg/kg induziu 100% de aumento na secreção de insulina em ilhotas pancreáticas 1 Dissertação de mestrado defendida (2012)

Artigo publicado: Malfatti et al. (2012).Pharmaceutical Biology, Early Online: 1–9. 2015. DOI: 10.3109/13880209.2015.1067232

Trabalho com 1 Patente depositada no INPI

Baccharis dracunculifolia Tanto o extrato bruto quando o macerado de folhas apresentaram altas concentrações de compostos fenólicos e atividade antioxidante in vitro; redução da glicemia e inexistência de alterações cardiovasculares
Artigo publicado: Oliveira et al. African Journal of Pharmacy and Pharmacology

Vol. 8(24),  p. 670-673, 29(2014)
PATENTE PUBLICADA REVISTA DO INPI Auxilio do controle de glicemia do paciente com Diabetes mellitus, nas doses utilizadas (200mg/kg a 800 mg/kg), é capaz de amplificar a sinalização da secreção de insulina UNICENTRO. Universidade Estadual do Centro Oeste. Malfatti, Carlos Ricardo Maneck; Pereira Ricardo Aparecido.Processo de extração e uso de Baccharis Dracunculifolia para amplificar a secreção de insulina in vivo. BR 1 O 2012 020540-8 A2. 18 ago. 2012.
Baccharis dracunculifolia Ausência de  toxicidade em marcadores hepáticos; ausência de sinais toxicológicos em marcadores histológicos; aumento da secreção de  insulina plasmática; melhor resultado no teste de tolerância oral a glicose; redução da peroxidação lipídica 1 Dissertação de mestrado defendida (2013)

1 Patente depositada

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

LocalizaçãoOnde nos encontrar?

SCS – Quadra 07 – Edifício Torre do pátio Brasil
Bloco A – Nº 100 Salas 806 a 812
Asa Sul – Brasília – DF – CEP: 70307-901
Telefone: (61)3327-3128

Redes SociaisSiga-nos
Fale ConoscoEntrar em Contato
LocalizaçãoOnde nos encontrar?

SCS – Quadra 07 – Edifício Torre do pátio Brasil
Bloco A – Nº 100 Salas 806 a 812
Asa Sul – Brasília – DF – CEP: 70307-901
Telefone: (61)3327-3128

Redes SociaisSiga-nos

Copyright © 2020 Conselho Federal de Biomedicina – Todos os direitos reservados

Copyright © 2024 Conselho Federal de Biomedicina – Todos os direitos reservados