Nas últimas semanas, por ocasião do dia 20 de novembro (Dia do Biomédico), profissionais e entidades da Biomedicina receberam inúmeras homenagens nos estados e no Distrito Federal.
No último dia 26, sessão solene realizada na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), por iniciativa do deputado distrital Jorge Vianna, que presidiu a sessão, recebeu à mesa o presidente do Conselho Federal de Biomedicina, dr. Edgar Garcez Junior, e o conselheiro, presidente da Comissão de Intervenção do Conselho Regional de Biomedicina 3ª Região (CRBM3), dr. Jeff Chandler Belém de Oliveira. Presença também dos presidentes do Sindicato de Biomédicos do Distrito Federal (SINDBIOMED-DF), dr. Carlos Roberto de Souza Filho, da Associação dos Biomédicos do Distrito Federal, dra. Aline Vesely, e da Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (ANADEM), dr. Raul Canal, e representante da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.
*foto: assessoria do deputado Vianna
Na abertura dos trabalhos, o deputado Vianna ressaltou a importância da profissão de biomédico e destacou ações de valorização da profissão, como a implementação do curso de Biomedicina na Universidade de Brasília e na do Distrito Federal, a ação junto ao Ministério da Defesa para a criação de vagas na Aeronáutica. Destacou ainda que pretende trabalhar para financiar futuro congresso internacional para o próximo ano.
Em sua participação, dr. Edgar Garcez destacou as áreas de atuação dos biomédicos, não só nos serviços de saúde, como na indústria de cosméticos e de alimentos, na pesquisa clínica e na gestão pública. Lembrando o crescente número de profissionais que chegam ao mercado, ressaltou que atualmente há cerca de 180 mil biomédicos atuando no Brasil.
Na ocasião, o presidente convidou o deputado Vianna para receber a mais alta Comenda da Biomedicina, convite que foi prontamente aceito pelo deputado. A cerimônia de entrega está prevista para o próximo dia 11, na sede do Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), em Brasília.

Assembleia Legislativa do RS – No Rio Grande do Sul, a Assembleia Legislativa celebrou a data no último dia 3. Por iniciativa do Deputado Estadual Prof. Issur Koch, o tributo pelo Dia do Biomédico se estendeu ao Conselho Regional de Biomedicina 5ª Região (CRBM5) e a seu presidente, dr. Renato Minozzo, vice-presidente do CFBM, “cuja dedicação, liderança e visão têm engrandecido a categoria e fortalecido a ciência no nosso Estado e em Santa Catarina. Esta solenidade não representa apenas um ato formal. Representa um reconhecimento público a uma profissão que salva vidas silenciosamente e que foi decisiva em um dos períodos mais desafiadores da nossa história recente: a pandemia. E representa, também, o devido agradecimento a um presidente que conduziu o Conselho com firmeza, seriedade e profundo compromisso com a sociedade”, lembra a cerimônia.
Câmara Municipal de São Paulo – Na capital paulista, a solenidade pelo Dia do Biomédico foi realizada dia 28, por iniciativa do Vereador Adrilles Jorge. Com apoio do Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), Conselho Regional de Biomedicina 1ª Região (CRBM1) e Associação Paulista de Biomedicina (APBM), a cerimônia lembrou o legado de antigos profissionais: Dr. Luiz Guedes (ex-presidente do Sindicato dos Biomédicos Profissionais do Estado de São Paulo) e antigos conselheiros do Regional 1 que muito contribuíram para o crescimento da profissão – dr. Modesto Gravina Netto, Dr. Marcelo Abissamra Issas e dr. Wilson de Almeida Siqueira.
Com ampla presença de profissionais e estudantes, a sessão contou com a participação de conselheiros, como o diretor-secretário da 1ª Região, dr. Michel Sant’Anna de Pinho, e as conselheiras do CRBM1 e do CFBM dra. Cássia Regina Custódio e dra. Sandra Heloisa Nunes Messias.
Destaque também para a ‘Medalha Dr. Dácio Campos’, entregue a estudantes cujos TCCs foram inscritos e selecionados, e à dra. Sandra Messias, o Diploma Dr. João Edson Sabbag , pelo trabalho desenvolvido na Biomedicina.
Enaltecendo a profissão, instituições de ensino de diversas localidades lembraram a data durante as semanas acadêmicas de Biomedicina, que contaram com participações especiais de representantes dos conselhos Federal e Regionais em palestras e mesa-redondas, levando informações sobre o papel das autarquias na defesa do profissional e da sociedade, bem como abordando tendências e o mercado de trabalho em diferentes áreas de atuação do biomédico.
