A Biomedicina é uma profissão recente no Brasil, entretanto, sua história e memória tem sido preservada mesmo antes de sua regulamentação. As diversas habilitações da profissão têm evoluído rapidamente, fazendo com que equipamentos de última geração tornem-se obsoletos em um curto espaço de tempo, sendo descartados, perdendo-se a evolução tecnológica, caso não sejam preservados.
Da mesma forma, jornais, revistas, periódicos e outros documentos importantes dos primórdios da nossa profissão, caso não sejam preservados, vão se deteriorando. Portanto, para que as gerações futuras possam conhecer nossa história, motivou a preservação desse material, sem a pretensão de atingir o estágio que hoje nos encontramos. Felizmente, o que começou ainda na década de 70, hoje conta com a adesão de doadores de diferentes partes do Brasil. Na ampliação deste inestimável e precioso acervo, o que era apenas uma ideia, hoje é uma realidade que continuará sendo preservada ao longo dos próximos anos.
Imagine você poder conhecer a história da sua profissão em um tour virtual, onde no conforto do seu lar você pode pesquisar, conhecer e se surpreender com relíquias que já foram equipamentos de última geração. Esse foi o objetivo do idealizador do “Museu da Biomedicina”. Exposto inicialmente de forma virtual, nosso acervo histórico conta com mais de 500 itens, todos doados de forma voluntária, com o objetivo de preservar e manter ativa a história, que teve um prefácio laboroso e que resultou no que hoje é uma das principais profissões da área da saúde.
No acervo é possível consultar equipamentos, vidrarias e materiais de laboratório a partir da década de 30; jornais, periódicos, documentos e arquivos que contam a história da profissão, souvenirs e materiais de divulgação dos congressos, além de brindes, vestuários e muitas outras variedades de utensílios que hoje registram que a Biomedicina ano após ano cresce.
Preservar, documentar, pesquisar e compartilhar a memória da Biomedicina, sendo um espaço de estímulo à pesquisa, ao desenvolvimento e à formação de novos profissionais.
Ser uma referência da memória da Biomedicina no Brasil, unindo história e avanço científico, voltada para a área da saúde e da sociedade.
Todos os itens contidos no “Museu da Biomedicina” foram doados pelos biomédicos abaixo. Convidamos aqueles que têm algo importante e que possa enriquecer o nosso acervo a doar também e integrar o quadro de doares do nosso Museu.

Dr. João Smelan

Dr. Roberto Figueiredo

Dr. Renato Pedreiro Miguel

Dra. Rosângela Guzzi Sampaulo

Dr. Sérgio Antonio Machado

Dr. Silvio José Cecchi
Todos os itens contidos no “Museu da Biomedicina” foram doados pelos biomédicos abaixo. Convidamos aqueles que têm algo importante e que possa enriquecer o nosso acervo a doar também e integrar o quadro de doares do nosso Museu.

Dr. Dácio Campo

Dr. Edgar Garcez Júnior

Dr. João Carlos Smellan

Dr. Roberto Figueiredo – Dr. Bactéria

Dr. Sérgio Antonio Machado

Dr. Silvio José Cecchi
Com pouco mais de 20 anos, o jovem, Sérgio Antonio Machado, então, aluno de Ciências Biológicas – modalidade médicas juntou-se ao grupo de acadêmicos e profissionais que se reuniam em Brasília para militar pela regulamentação da profissão ainda na década de 70. Motivado pelos noticiários e publicações que mostravam a luta desse grupo em favor da profissão, Machado começou sua coleção de documentos, objetos e utensílios que marcaram o início da profissão. O que era pouco, hoje é muito. Todo o zelo e dedicação de quem já formou aproximadamente quatro mil biomédicos embasou a criação do Museu da Biomedicina, em que mais de 80% dos itens foram doados e preservados.
O nosso “Serginho” é o que consideramos a memória viva da Biomedicina. Nos objetos do “museu” é possível encontrar além dos fatos históricos, o carinho, o apreço, o zelo e o amor que ele embutiu em cada item.
Com muito carinho e reconhecimento, nós agradecemos ao nosso mais disposto companheiro por manter nossas lembranças ativas de uma época saudosa tão importante para todos que hoje são biomédicos.
Dr. Silvio José Cecchi
Presidente do Conselho Federal de Biomedicina