Umas das principais dúvidas dos estudantes da graduação certamente é sobre sua atuação no mercado de trabalho. Na Biomedicina não seria diferente, principalmente por ter uma ampla área de atuação com mais de 30 habilitações. Dúvidas surgem a todo o momento e para ajudar o egresso a conduzir sua postura profissional, a biomédica Natalia Ioseph implementou o projeto de mentoria chamado do Vestibular ao Mercado de Trabalho. O projeto tem por objetivo nortear alunos e recém-formados na busca pela identificação profissional, entender melhor cada uma das áreas de atuação e buscar especialização na área de interesse.
De acordo com Natalia, o mercado de trabalho exige profissionais cada dia mais qualificado, no entanto o grande diferencial entre o profissional de sucesso e aquele que ainda não encontrou sua colocação é a “maturidade profissional”. Ela explica que maturidade profissional é o nome dado a um conjunto de características que tornam o biomédico preparado tecnicamente, socialmente e psicologicamente. Como consequência, esse profissional além de se destacar, ele promove ainda toda sua classe diante do mercado de trabalho, elevando o nível de qualidade e reconhecimento da categoria.
Ela ressalta que é fundamental que o biomédico tenha conhecimento de qual habilitação combina com o seu perfil pessoal, esteja ciente dos pré-requisitos necessários para atuar e vá em busca de oportunidades de atuação. No entanto, nem sempre o profissional consegue fazer essa autoanálise e por vezes até desiste da Biomedicina. Nesses casos, uma mentoria seria essencial para que ele pudesse se identificar com alguma das habilitações, destacou a biomédica.
Sobre a mentoria
As sessões, que acontecem online com atendimento em todo o Brasil, no primeiro momento, identifica as necessidades dos profissionais, a partir daí é elaborado um mapeamento do que deve ser abordado de acordo as características pessoais de cada um, além das determinações e da adequação profissional diante da área escolhida.
Na esfera da maturidade profissional, Natalia destaca que também é trabalhado na mentoria temas como a expectativa do mercado de trabalho; como ele deve se portar em uma entrevista de emprego ou até mesmo já no próprio ambiente de trabalho, sempre focando na ética e na valorização da categoria.
Sobre Natalia Ioseph
Biomédica habilitada em Hemoterapia e Banco de Sangue;
Mestre em Ciências Farmacêuticas na UNB Projeto com Oncohematologia (Influência dos membros da família ZHX no prognóstico das leucemias crônicas);
Analista de Hemoterapia do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal;
Docente Universitária;
Participou do 1° Transplante de medula óssea do hospital DF Star – Rede D’or.