A Importância da Pós Graduação na Área da Saúde

16 de dezembro de 2015

Estamos na Era do Conhecimento. Não existe mais data para encerrar os estudos, como fizeram nossos pais e avós. Você será um estudante até os últimos dias de sua vida”

O aprendizado obtidos nos bancos das universidades já estão longe de ser suficientes. As instituições públicas e privadas de ensino por vezes voltam os seus programas para o desenvolvimento acadêmico e produção de conhecimento científico, sem calejar os alunos para a carreira na iniciativa privada.

A educação continuada se torna essencial e crucial para a inserção nesse concorrido mercado de trabalho.

Nesse sentido, os cursos pós-graduação podem ser uma alternativa essencial.

Os cursos de Pós-Graduação Lato sensu (especialização e MBAs), são cursos específicos para inserção no mercado de trabalho, claro que o Stricto sensu é importantíssimo, com o Mestrado direcionado para a Docência e o Doutorado para a pesquisa científica (área de grande atuação Biomédica).

Somente os profissionais com experiência e qualificação destacam-se no atual mercado de trabalho, altamente competitivo. Prepararprofissionaisparaummercadocadavezmaisexigenteeemfrancaexpansãono Paíséumdosobjetivosdoscursosdeespecialização.

“Esses cursos se constituem em uma etapa importante da formação, pois permitem o avanço profissional, ampliam a rede de relacionamentos, associamos conhecimentos teóricos à experiência de mercado e aumentam a empregabilidade”.

Pesquisas recentes revelam que o ganho salarial de quem possui um certificado de pós-graduação é, em média, 40%maior.

Contudo, o cumprimento dessas metas dependem e muito, da Instituição de Ensino Superior que emitiu o diploma. Antes de iniciar qualquer curso, pesquise, avalie, consulte e faça a sua opção. Conheça os projetos e diferenciais entre os cursos presenciais e à distância (EaD).

Com relação a modalidade do curso, se escolher EaD, veja qual a relação entre professores (tutores) por aluno? Como será a disponibilidade deles para atendimento a dúvidas e acompanhamento do desenvolvimento do participante? Não se esqueça: no presencial você sabe que entrará em uma sala e lá terá um professor por um determinado período. O mesmo deve ser buscado na EAD, a sala de aula é virtual, mas com o professor (tutor) interagindo de várias maneiras e principalmente com controle da frequência dos alunos no ambiente.

Vale a pena entender como é o material, se há material impresso, se será tudo on-line e a impressão ficará por sua conta, se haverão aulas em vídeo e como essas ficarão disponíveis. Se essas aulas serão síncronas e como você pode ter acesso posterior. Se puder ter um exemplo de uma aula completa, melhor ainda.

Isto posto, tenho total confiança, que a Pós-Graduação seja presencial ou EaD, na minha área de formação e atuação, Saúde, tornou-se fundamental na atividade profissional.

Todas as profissões da área da saúde possuem cursos específicos em todas as suas habilitações e especialidades, porém cada vez mais se somam a necessidade de cursos do tipo MBAs tais como: Gestão de Pessoas, Gestão de projetos, Gestão de negócios e outros que complementam a necessidade do mercado.

Posso citar vários exemplos como: Biomédicos (várias habilitações), Farmacêuticos (farmácias e indústrias), Fisioterapeutas (clínicas) e etc.

Sai da Faculdade com a certeza de estar apto a exercer a minha habilitação (análises clínicas) e montei um laboratório. Naquele tempo, a oferta de cursos de Especialização e os cursos de EaD estavam engatinhando ainda. Tive que recorrer a outros profissionais e afirmo, tive muita dificuldade. Hoje, em contato com colegas de Profissão, através do Sindicato e do Conselho Federal de Biomedicina, presencio uma situação totalmente diferente, Biomédicos graduados e com várias especializações, na área da saúde, administrativas e etc. A atuação no mercado de trabalho com muito mais tranquilidade e êxito.

Para os meus alunos, digo sempre, escolham a graduação certa numa instituição de Ensino séria e com qualidade e a Especialização, em seguida, vai te inserir no mercado de trabalho. Se escolher a carreira docente, o Mestrado é fundamental.

Saudações Biomédicas

Dr. Silvio José Cecchi

LocalizaçãoOnde nos encontrar?

SCS – Quadra 07 – Edifício Torre do pátio Brasil
Bloco A – Nº 100 Salas 806 a 812
Asa Sul – Brasília – DF – CEP: 70307-901
Telefone: (61)3327-3128

Redes SociaisSiga-nos
Fale ConoscoEntrar em Contato
LocalizaçãoOnde nos encontrar?

SCS – Quadra 07 – Edifício Torre do pátio Brasil
Bloco A – Nº 100 Salas 806 a 812
Asa Sul – Brasília – DF – CEP: 70307-901
Telefone: (61)3327-3128

Redes SociaisSiga-nos

Copyright © 2020 Conselho Federal de Biomedicina – Todos os direitos reservados

Copyright © 2024 Conselho Federal de Biomedicina – Todos os direitos reservados