[column width=”1/1″ last=”true” title=”” title_type=”single” animation=”none” implicit=”true”]
Em Sorocaba, cidade de aproximadamente 655 mil habitantes, localizada a 100 km de São Paulo, uma sessão solene realizada em 15 de dezembro de 2016 na Câmara dos Vereadores, além de homenagear todos os biomédicos da cidade e Região Metropolitana, divulgou a profissão para autoridades e comemorou a criação de uma Lei Municipal que instituiu e inseriu no calendário do município o dia 20 de novembro como dia do Biomédico. A Lei Municipal de nº 11.447 de 26 de outubro de 2016, de autoria do então vereador Sr. Francisco Moko Yabiku, coroou os cinquenta anos da Biomedicina em Sorocaba (SP) com muita emoção.
Alunos e profissionais da Biomedicina se emocionaram com a história de do biomédico Dr. Djair Íscaro, que foi homenageado em memória. Dr. Íscaro foi um exemplo de determinação, comprometimento e espirito biomédico, idealizando e organizando o primeiro laboratório municipal da cidade que, mesmo após a sua morte, por todos os anos que existiu, foi referência nas Análises Clínicas. Ele também foi responsável pelo início e sistematização das coletas sanguíneas nos postos de saúde da cidade de Sorocaba (SP), e ajudou na criação e manutenção de um curso técnico profissionalizante de Análises Clínicas em uma escola municipal da cidade, a Escola Municipal Dr. Achilles de Almeida (EMAA).
A cerimônia foi acompanhada por alunos e profissionais da Biomedicina, farmacêuticos, médicos, e pelo jornalista José Desidério, que além de ser um dos profissionais de rádio mais respeitados da cidade, é um agente divulgador da Biomedicina, sempre lembrando a população sobre o papel e importância do profissional.
Segundo o articulador do evento, Dr. Éric Barioni, a sessão que será realizada todos os anos em Sorocaba, irá, além de valorizar a profissão e os profissionais,elencar os biomédicos da cidade para que recebam os votos de congratulações por seus relevantes serviços prestados a comunidade e pela data comemorada.
[/column]