Na última quinta-feira (18), foi realizada, sob a coordenação da gerente de fiscalização do Conselho Regional de Biomedicina da 1ª Região (CRBM-1), Dra. Debora Tiitus Marchi, a reunião da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde (FCFAS). O encontro contou com a presença de representantes do Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), Conselho Federal de Psicologia (CFP), Conselho Federal de Odontologia (CFO), Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa), Conselho Federal de Biologia (CFBio) e Conselho Federal de Nutricionistas (CFN).
Atualmente, a COF trabalha na construção do guia de boas práticas do processo fiscalizatório e na finalização da campanha institucional do FCAFS pela valorização dos Conselhos por meio da promoção da fiscalização do exercício profissional como fator de proteção à saúde pública e aos profissionais de profissões regulamentadas da saúde. Além disso, é um espaço de discussão e troca de experiências sobre todos os temas envolvidos na orientação e supervisão do exercício profissional.
O Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde (FCFAS) ocorre mensalmente de forma itinerante na sede dos 14 Conselhos integrantes do Fórum. Neste mês, a 200ª Reunião Ordinária do FCFAS foi sediada pelo Conselho Federal de Biomedicina, representada pelo profissional Biomédico Dr. Edgar Garcez Junior.
O FCFAS traz em suas pautas assuntos de interesse comum aos Conselhos da Área da Saúde, destacando-se propostas de melhoria da formação profissional, fiscalização e assuntos do cenário político para a promoção da saúde. O Fórum mantém um relacionamento profícuo com os Ministérios e Autarquias Federais, como ANVISA, Conselho Nacional de Saúde e Conselho Nacional de Educação.
Recentemente, foi entregue ao Presidente da República e a todos os Parlamentares eleitos um documento denominado “agenda positiva”, assinado por todos os participantes dos Conselhos, contendo propostas para a melhoria da saúde única e garantia das 15 profissões regulamentadas da área da saúde.