Diante de fraudes diversas praticadas por falsos profissionais que anseiam por uma vaga no mercado de trabalho, o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) reafirma que é essencial ao empregador verificar as informações do profissional no Conselho de sua jurisdição no momento da contratação e durante a relação de trabalho.
É sabido que responde civil e criminalmente, de forma solidária, o empregador cujo funcionário cometa imperícia, imprudência ou negligência no exercício da função. O CFBM e os conselhos regionais de Biomedicina têm total interesse em prevenir tais ocorrências, estando ao dispor para esclarecimentos.
Os conselhos profissionais de Biomedicina detêm a informação de todos os inscritos na sua base de dados. No momento da inscrição profissional, as autarquias utilizam diversas formas de verificação da veracidade de documentos emitidos pela Instituição de Ensino Superior (IES) e documentos pessoais, frustrando assim qualquer tentativa de fraude. Um serviço prestado com eficiência e dedicação!
As informações de inscrição e regularidade do profissional ou empresa ficam disponíveis no site do Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) onde pode-se verificar todos os profissionais inscritos nos conselhos regionais de Biomedicina do País, acessando Visão Nacional na página principal do site, no botão Consultar Profissionais.
Cabe à empresa checar todas as informações quando da contratação de serviços de profissionais biomédicos ou empresas, ainda que seja entregue toda a documentação.
É de extrema importância que o empregador solicite a Certidão de Regularidade do Profissional, um documento oficial emitido diretamente nos serviços on-line, através de login e senha do inscrito, e emitido gratuitamente. Esta Certidão deve ser solicitada anualmente pelo empregador ao seu funcionário, trazendo confiabilidade e segurança à contratação e à relação de trabalho.