Notícias Estudantes de biomedicina têm oportunidades no mercado de trabalho através da ala júnior

21 de março de 2025

O mercado de trabalho da biomedicina está cada vez mais exigente, busca profissionais capacitados e que tenham diferencial competitivo. Para se destacar na multidão e figurar nas listas dos mais desejados pelas empresas, os candidatos precisam conhecer a realidade desde cedo. E neste caso, o estágio ou a participação em atividades de classe são boas opções.

De olho nesses fatores, o Conselho Regional de Biomedicina do Paraná 6ª Região (CRBM6) inovou e criou a ala júnior da entidade; um projeto pioneiro em todo o Brasil que aproxima os estudantes dessa graduação aos trabalhos da autarquia federal, que fiscaliza e normatiza a profissão.

“Quem participa dessas ações desde a universidade tem uma visão mais ampla da biomedicina, compreende a relevância e as diferentes áreas da profissão, faz mais networking, entende como construir uma carreira sólida e tem mais oportunidades de atuação”, explica o biomédico, doutor em Patologia Experimental e delegado do CRBM6, Thiago Nascimento.

Benefícios mútuos

Assim como nos demais estágios, os participantes do CRBM6 Júnior desenvolvem competências que englobam a proatividade, cooperação, comunicação, gestão de tempo, tomada de decisões e a resolução de problemas. “Esses conhecimentos vão ajudá-los a formar a própria identidade profissional”, ressalta Nascimento.

Ao mesmo tempo em que aprendem as teorias repassadas nas salas de aula, constroem uma rede de contatos com profissionais experientes, valorizam o currículo e vivenciam a prática do mercado. Para os gestores e donos de empresas, o benefício envolve ter futuros profissionais mais engajados, capacitados, que sabem atuar em equipe e trazem mais competitividade aos negócios.

Como participar

O CRBM6 Júnior começou em 2022, tem 26 membros de Curitiba, Ponta Grossa, Maringá, Londrina, Apucarana, Capanema, São José dos Pinhais, Toledo, Piraquara, Paula Freitas e está aberto a novos participantes. Os interessados devem entrar em contato pelo tel. 41-98517-2806 e e-mail crbmjunior6@gmail.com

“Visitamos universidades, participamos de congressos, workshops, campanhas para doação de sangue e outras atividades. Essa aproximação entre os ambientes profissional e o acadêmico são muito gratificantes”, destaca a presidente do CRBM6 Júnior, Yasmin Ramos; que estuda biomedicina em Ponta Grossa, na UniCesumar, e está no 4º ano da graduação superior.

“O CRBM6 Júnior é uma ponte entre os acadêmicos e os profissionais. Isso permite esclarecer dúvidas, falar sobre as áreas de atuação, participar de eventos e ações solidárias, ter informações de ambos os lados”, conta Samara Samara Mello de Ávila, aluna do último ano da biomedicina da Uningá, em Maringá.

Grande procura

A graduação em biomedicina tem sido uma das mais procuradas nas universidades públicas do Paraná, especialmente nas instituições que oferecem boa infraestrutura laboratorial e parcerias com hospitais e centros de pesquisa.

Desde a pandemia de Covid-19, a profissão ganhou mais visibilidade devido à importância dos testes de saúde, às informações sobre a segurança e eficácia das vacinas e também pelo mapeamento genético do Coronavírus. Os biomédicos devidamente inscritos em seus respectivos Conselhos Regionais podem atuar em mais de 30 atividades ligadas à saúde. No Brasil existem cerca de 177 mil biomédicos. No Paraná, são cerca de 6 mil.

Na UEL e UEM – que são referências no Paraná – a graduação tem sido um dos cursos mais concorridos. Na Universidade Federal do Paraná, biomedicina foi o curso mais concorrido do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) em 2025. Foram 1.568 candidatos para 6 vagas (261,3 candidatos por vaga). +

“O mercado de trabalho se expandiu. Esse aumento da demanda por profissionais qualificados tornou a profissão uma opção atrativa para os estudantes”, enfatiza o delegado do CRBM6.

Fonte: Bem Paraná (bemparana.com.br)

ContatosEntrar em Contato
LocalizaçãoOnde nos encontrar?

SCS – Quadra 07 – Edifício Torre do pátio Brasil
Bloco A – Nº 100 Salas 806 a 812
Asa Sul – Brasília – DF – CEP: 70307-901

Redes SociaisSiga-nos

Copyright © 2024 Conselho Federal de Biomedicina – Todos os direitos reservados