Por Caroline Lucas
Com o intuito de promover e divulgar a classe Biomédica, o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) protocolou no dia 07 de julho documentos necessários para ser reconhecido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) como Entidade Colaboradora para aplicação do PM – Qualiss (Certificado de Qualidade Monitorada da ANS). Esta certificação visa estimular a qualificação e aumentar a disponibilidade de informações sobre a politica de qualidade dos prestadores de serviço, o PM Qualiss será utilizado na composição do Fator de Qualidade e como indicador de processo para uma acreditação.
Após a publicação pela ANS dos indicadores para os Serviços de Apoio à Diagnose e Terapia (SADTs), serão divulgado no site do Conselho Federal o Manual de Instrução do PM QUALISS contendo explicação para inscrição dos interessados, regras de participação, metodologia adotada para o calculo dos indicadores, formulários para envio dos dados, disponibilização dos resultados através de gráficos individuais e comparativos, metas a serem atingidas e suporte das dúvidas por meio de seus canais de comunicação.
O CFBM ficará responsável pelo monitoramento dos indicadores, avaliação dos participantes e envio de dados para a ANS. O Certificado de Qualidade Monitorada será cedido pelo CFBM conforme desempenho dos indicadores da organização avaliada e será disponibilizado de forma gratuita.
Os Indicadores que serão propostos estarão baseados em:
- Estrutura – composta pelos recursos físicos, humanos, materiais e financeiros necessários para a assistência em saúde;
- Segurança – é o conjunto de ações ou processos que objetivam a redução, a um mínimo aceitável, do risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde;
- Efetividade – determinada pelo grau com que a assistência, os serviços e as ações atingem os resultados esperados;
- Centralidade no Paciente – consiste na percepção de satisfação associada ao relato de experiência, escuta atenta, comunicação e envolvimento do paciente nas decisões.