Na manhã da última sexta-feira, dia 12, o presidente da Comissão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), dr. Marco Antonio Zonta, visitou o Centro de Pesquisa Translacional do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP), localizado em Recife (PE).
Acompanhado pelo dr. Eduardo Jorge, superintendente de Ensino, Pesquisa e Inovação do IMIP, dra. Ligia Cunha, diretora de pesquisa, dr. Gabriel Lins pesquisador do IMIP, e pela dra. Danielle Menor, coordenadora do Centro de Pesquisa do IMIP, na ocasião o conselheiro teve a oportunidade de ampliar a discussão sobre a pesquisa clínica e inovação.
“O Centro é referência nacional em oncologia e cuidado com a mulher, e desenvolve programas de mestrado e doutorado focados em biomarcadores Oncológico e biobanco de tumores”, explica dr. Zonta
O Instituto de Medicina Integral é referência filantrópica em saúde no Nordeste, conta com duas unidades-chave para a geração de conhecimento e inovação: o Laboratório de Pesquisa Translacional (LPT) e o Centro de Pesquisa Clínica (CPC). O LPT atua como ponte entre a ciência básica e a prática médica, realizando pesquisas em biologia molecular, imunologia e genética com equipamentos de ponta – como termocicladores para PCR, citômetros de fluxo, sequenciadores de nova geração e cromatógrafos. Além disso, gerencia um Biobanco inaugurado em 2019, primeiro do tipo no Nordeste, que armazena material tumoral para subsidiar diagnósticos e tratamentos oncológicos mais precisos. O laboratório também oferece cursos e workshops para formar pesquisadores e apoia projetos de pós-graduação.
Liderado por profissionais biomédicos, o CPC integra a Rede Brasileira de Pesquisa Clínica desde 2005, e desenvolve ensaios clínicos em áreas como oncologia, doenças raras, cardiologia, pneumologia e vacinas. Respeitando rigorosamente os protocolos e as Boas Práticas Clínicas, dispõe de consultórios, enfermarias, farmácia de pesquisa, salas de monitoria e coleta de amostras, além de contar com uma equipe multidisciplinar treinada em ética e certificada para transporte de material biológico.
E ainda promove estágios e cursos práticos para capacitar profissionais, além de organizar simpósios anuais que fomentam a cooperação científica.
“Juntas, essas estruturas demonstram como o IMIP integra ciência básica e pesquisa clínica para transformar descobertas em benefícios concretos para o Sistema Único de Saúde”, observa o dr. Gabriel Lins.
Saiba mais: https://imip.org.br/