
É ampla a área de atuação do biomédico, no entanto, para o desenvolvimento de suas atividades o biomédico deve ter o reconhecimento de habilitação na área específica em que atua. Se sua atividade não for compatível com sua habilitação, deve procurar o Conselho Regional de Biomedicina para obter informações e ser orientado sobre as providências necessárias para a situação ser regularizada.
Compreende um conjunto de procedimentos que permitem o estímulo preciso de locais anatômicos definidos por meio da inserção de agulhas filiformes metálicas para promoção, manutenção e recuperação da saúde, bem como para prevenção de agravos e doenças.
Análise físico-químicas, parasitológica e microbiológica para o saneamento do meio ambiente.
Conjunto de técnicas laboratoriais que quantifica os nutrientes de um alimento. Ela é utilizada para avaliar a qualidade nutricional dos alimentos e verificar se eles cumprem os requisitos para consumo.
Gestão e responsabilidade técnica de amostras biológicas para análise molecular utilizando metodologias inovadoras.
Processo de comunicação que lida com os problemas humanos associados à ocorrência ou ao risco de ocorrência de uma doença genética em uma família. Ele envolve a avaliação da hereditariedade de uma doença, o risco de recorrência nos familiares e as opções para lidar com esse risco.
Analisa se todos os procedimentos estão de acordo com a legislação e as leis regulatórias do setor de saúde.
Assume e executa o processamento de sangue, suas sorologias e exames pré-transfusionais.
Consiste na utilização de fontes de luz, do tipo Laser e Leds, para promover o bem-estar do indivíduo, seja na dimensão estética ou na funcionalidade do tecido.
Bioinformática é uma área interdisciplinar que usa técnicas de informática para analisar dados biológicos. Ela combina conhecimentos de biologia, matemática, estatística, ciência da computação e tecnologia da informação.
Atua na coleta, na análise, na interpretação, na emissão e na assinatura de laudos e pareceres técnicos via análise de DNA.
Promove o bem-estar físico e estético e realiza procedimentos preventivos do envelhecimento fisiológico do organismo.
Pesquisa os processos bioquímicos que ocorrem para a manutenção da vida.
Colheita de espécime material celular realizada por raspado, escovado, in print de tecidos humanos, nos limites da Resolução CFBM nº 78, de 29 de abril de 2002, alterada pela Resolução CFBM nº 83, de 29 de abril de 2002; Processamento e aplicação de processos de imuno-histoquímica e imuno-citoquímica, bem como a correspondente responsabilidade técnica e legal.
Biofísica, Virologia, Fisiologia, Histologia Humana, Patologia; Embriologia e Psicobiologia - Atua como docentes especializados nas disciplinas da área da saúde, bem como realiza pesquisas científicas nas áreas de ciências básicas e ciências aplicadas.
Estuda os efeitos de substâncias químicas sobre a função dos sistemas biológicos, fundamentalmente dependente da interação droga/organismo.
É responsável por entender e aprimorar o embasamento científico em torno das atividades e da prática do esporte.
Realiza análises relacionadas, assume responsabilidade técnica, firma os respectivos laudos e atua no aconselhamento genético.
Exerce a função de responsável técnico pela elaboração e implantação do Plano de Gerenciamento das Tecnologias utilizadas na prestação de serviços de saúde.
Trabalha com idosos e sua família, seja em domicílio, instituições de permanência, ou ainda no âmbito da atenção primária, em conjunto com equipes multiprofissionais para promoção à saúde, seja na coordenação, responsabilidade técnica, consultoria, perícia, ensino e pesquisa.
Atua no estudo e na avaliação das doenças do sangue.
Utiliza conhecimentos e habilidades para a confecção e seleção das melhores amostras de tecidos biológicos e detecção de doenças, condições e anormalidades dos tecidos.
Atua no diagnóstico por imagem realizando a operação de equipamentos do setor de radiodiagnóstico, supervisão, pesquisa e desenvolvimento, mercado comercial de equipamentos.
Trabalha com pesquisas especializadas, buscando o desenvolvimento de novas terapias ou técnicas de diagnóstico com base em dados clínicos.
Estuda os microrganismos, incluindo eucariontes unicelulares e procariontes, como as bactérias, fungos e vírus.
Estuda o metabolismo dos microrganismos de interesse na tecnologia de alimentos.
Atua na proteção das vias neurais dos riscos durante diferentes tipos de cirurgias, diminuindo os déficits neurológicos pós-operatórios para o paciente.
Estuda protozoários e helmintos de interesse médico.
Coleta, analisa, interpreta, emite e assina laudos laboratoriais.
É o profissional treinado e capacitado em operar a máquina extracorpórea em cirurgias torácicas e cardíacas.
Desenvolvimento de produtos de saúde e inovação tecnológica em saúde.
Presta atendimento nas Práticas, bem como assume cargos de supervisão e de chefia, além de compor serviços de equipe de saúde em universidades públicas ou privadas e em unidades de atendimento do SUS.
Atua no diagnóstico por imagem realizando a operação de equipamentos do setor de radiodiagnóstico, supervisão, pesquisa e desenvolvimento, mercado comercial de equipamentos.
Realiza a manipulação de gametas (oócitos e espermatozoides) e pré-embriões.
Trabalha com as questões políticas e sociais e com o planejamento e avaliação de programas e práticas coletivas de proteção da saúde.
Atua em pesquisas que podem fornecer dados desde o diagnóstico até a descoberta científica para a cura e prevenção de doenças.
Estuda evidências que permitem a identificação da presença de substâncias químicas (agente tóxico) na investigação criminal.
A Resolução nº 339, editada pelo CFBM, regulamenta a atividade profissional do biomédico, habilitado em Patologia Clínica, como responsável técnico de empresas que produzem e comercializam produtos para saúde.
Em 2021, o Conselho Federal de Biomedicina publicou a Resolução nº 341, de 1º de novembro de 2021, que autoriza o biomédico ser responsável técnico na atividade de Biotecnologia.
O Conselho Federal de Biomedicina publicou a Resolução nº 348, de 16 de junho de 2022, que dispõe sobre a responsabilidade técnica em fabricação, comercialização e prescrição de suplementos alimentares.
Refere-se ao uso de conhecimentos científicos para investigar crimes, envolvendo a análise de evidências biológicas, como sangue, fluidos corporais e DNA. O biomédico pode realizar exames que ajudem a esclarecer crimes ou a identificar suspeitos.
O Conselho Federal de Biomedicina publicou a Resolução nº 359, de 2 de maio de 2023, que dispõe sobre a atividade da Tricologia Estética. A prática consiste em procedimentos, tais como: argiloterapia, fototerapia a laser, vapor de ozônio, infusão transdérmica, higienização do couro cabeludo, entre outras técnicas que visam alterar o aspecto dos cabelos.
A Resolução nº 360, de 2 de maio de 2023, dispõe sobre a atividade do Biomédico em Visagismo que consiste no conjunto de técnicas que visa criar uma imagem personalizada e harmônica do rosto.
O Biomédico habilitado em PICS pode atuar, supervisionar e chefiar serviços nas seguintes práticas reconhecidas pelo Ministério da Saúde e regulamentadas pelo CFBM (Resolução nº 327/2020 e Normativa 02/2020):