Com o objetivo de dar continuidade às ações de divulgação do Programa de Desenvolvimento dos Conselhos Regionais (PRODER), o Dr. Sérgio Antonio Machado, conselheiro do Conselho Federal de Biomedicina, visitou o estado de Rondônia, entre os dias 17 e 19 de agosto, para reunir-se com os biomédicos. Na pauta da reunião, destaque para temas como a necessidade de criação de sindicatos, associações e a criação de cargos para biomédicos no serviço público municipal e estadual. Na ocasião, o conselheiro também participou do IV Congresso de Biomedicina da Região Norte, que contou com a participação de palestrantes e biomédicos de diversas regiões do Brasil para um debate científico atual e proficuo para todos os presentes. O vice-presidente do CFBM, Dr. Rony Marques Castilho, também esteve presente como palestrante e para representar o presidente do Conselho Federal de Biomedicina.
Machado reforçou a importância da categoria estar unida e coesa para que tenha representatividade na busca por novas conquistas profissionais e ressaltou que o Proder é uma estratégia do Conselho Federal de Biomedicina que visa a criação de novos Conselhos Regionais e com isso tornar cada vez mais efetiva a fiscalização do exercício profissional e a garantia à sociedade da qualidade na prestação de serviço por parte dos biomédicos. Ele destacou ainda que todas as vitórias obtidas pela Biomedicina – desde a sua regulamentação – só foi possível graças a um trabalho unido e dedicado. Na ocasião, ele também divulgou o livro recém lançado pelo CFBM: DNA DE LUTA: história da regulamentação da Biomedicina.
Participaram do encontro, o conselheiro Federal e Regional do CRBM-4, Dr. Edvaldo Brito Loureiro e a Dra. Juliana Cohen – Delegada em Porto Velho (RO), Dr. Douglas Miranda Oliveira – gerente da Divisão de Laboratórios da Secretaria
Municipal de Saúde de Porto Velho, além de docentes, sindicalistas, empresários da área das Análises Clínicas, biomédicos estetas e os coordenadores dos cursos de Biomedicina do Centro Universitário São Lucas, Dra. Sandra Gomes, e da Faculdade Integrada Aparício Carvalho, Dr. Luan Felipo Botelho Souza.
Proder
O Proder constitui-se de quatro regiões assim determinadas: Proder 07, composto pelos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo; Proder 08, Mato Grosso do Sul; Proder 09, Ceará, Piauí, Maranhão e Tocantins; Proder 10, Amazonas, Rondônia e Acre.