“Continuarei à disposição da Biomedicina”, diz presidente do CRBM 4, prestes a passar a gestão

15 de janeiro de 2019

Prestes a trocar a diretoria do Conselho Regional de Biomedicina da 4ª Região, Dr. Edvaldo Loureiro – atual presidente do CRBM 4 – concedeu entrevista ao Conselho Federal de Biomedicina e falou sobre os êxitos e desafios de gerir o Conselho ao longo desses anos (2015 – 2019). Ele faz uma avaliação da atual situação do Conselho na região norte e apresenta suas expectativas em relação ao novo presidente, Dr. Luiz Carlos Santana da Silva, eleito para o quadriênio 2019 – 2023.

A frente do CRBM4 como gestor, o Sr. agora passa a bola para o Dr. Luiz Santana. Qual a avaliação que o Sr. faz da sua gestão?

A nossa gestão no Conselho Regional de Biomedicina – 4a Região (2015-2019), teve início em 26 de janeiro de 2015, quando tomamos posse. Tivemos grandes desafios, consequente de ter recebido o Conselho – após a intervenção do CFBM por 3 anos –  com alguns problemas, especialmente um quadro de recursos humanos insuficiente; uma inadimplência elevada (acima de 50%); uma infraestrutura inadequada, dentre outros. Somado a isso, a área de abrangência do CRBM-4, envolve seis estados da região Norte (PA, AP, AM, RO, RR e AC), que tem uma área geográfica extensa e acesso difícil aos municípios, o que dificulta a fiscalização. Com muito esforço e dedicação de conselheiros, funcionários, assessores, além das parcerias com os presidentes dos CRBM e CFBM. Tenho a certeza de que estamos encerrando a nossa gestão com grandes conquistas. Gostaria de destacar algumas: adquirimos uma nova sede; instituímos uma nova carteira de identidade profissional, elaborada pela Casa da Moeda, com alto grau de segurança; adquirimos um carro para a fiscalização;  realizamos capacitação de funcionários e assessores; promovemos dois Congressos Regionais (2015 e 2018) com grande sucesso de público e com a presença de todos os CRBM e CFBM; deflagramos o programa de combate a inadimplência, mas precisamos avançar mais nesta área, utilizando outras ferramentas administrativa, jurídica e ética e demos início aos tramites legais para a deflagração do concurso público para o quadro administrativo e fiscais Biomédicos, no CRBM-4. Em adição, informamos que no período de gestão (2015 a 2019) foi aumentado o número de escolas de Biomedicina na Região na ordem de 41% (12), então hoje temos 34 escolas na jurisdição do CRBM-4. 

O que espera da gestão do Dr. Santana e como acha que pode contribuir para a Biomedicina no Brasil, sobretudo na região Norte?
O Dr. Luiz Santana é o atual vice-presidente do CRBM 4. Ele é doutor e docente titular no Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará; é pesquisador na área de genética, tem vasta experiência na coordenação de projetos, orientação e gestão. Creio que será um desafio para o Dr. Santana estar à frente do CRBM-4, mas creio que saberá conduzir as dificuldades em equipe com os Conselheiros da nova gestão (2019-2023).

A partir de janeiro, como o senhor se disponibilizará para a categoria?
A partir de 26 de janeiro de 2019, estarei participando como Conselheiro do CRBM-4 e CFBM. Me coloco à disposição dos Senhores Presidentes do CRBM-4, do presidente e dos conselheiros do CFBM e da ABBM para contribuir, sempre que for solicitado no engrandecimento da Biomedicina regional e nacional.

Fale um pouco sobre sua história com a Biomedicina
Gostaria de esclarecer que a minha vida desde meu ingresso no Curso em 1972, à época, Curso de Ciências Biológicas – Bacharelado – Modalidade Médica, foi dedicado à profissão Biomédica. Participei na década de 1970, da luta pela regulamentação da profissão junto com outros colegas do Pará. Em 1975 graduei em Biomedicina pela UFPA e sempre atuei em ensino e pesquisa em saúde pública, com titulo de especialização, mestrado e doutorado. Em 1977 fundamos a Associação dos Biomédicos do Estado do Pará, da qual assumi o cargo de Presidente. Fui fundador e primeiro secretário da Associação Nacional de Biomédicos, com sede em São Paulo (1977 a 1979). Através da Portaria nº 05/1989 do CFBM, fui nomeado, para compor a Comissão Provisória para gerir as atividades administrativas do CRBM-4 e promover a primeira daquele conselho. Em 1991 ocorreu a primeira eleição no CRBM-4 e os Conselheiros tomaram posse em 1992. Em 2018, estamos na sétima gestão do CRBM-4.

Diante da experiência adquirida nestes anos dedicados a profissão Biomédica estou à disposição do futuro Presidente do CRBM-4, Dr. Luiz Santana, para contribuir no fortalecimento da classe Biomédica da região norte e do Brasil. Em outubro de 2018, promovemos uma reunião com os novos integrantes da chapa “Avante Biomedicina” com a finalidade de discutir e aprovar as metas da próxima gestão (2019-2023), e foram definidas as seguintes prioridades: aprimorar e expandir a fiscalização profissional; implementar a reforma e promover a infraestrutura e segurança da nova sede; promover a valorização da classe biomédica; implementar o concurso público de funcionário do CRBM-4;  promover mecanismos para funcionar as Associações de Biomédicos no Pará, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima e Acre; implementar os novos registros de identidade profissional do Biomédicos nos estados da jurisdição; aperfeiçoar o sistema de registro e segurança de dados; articular junto à ABBM a realização de prova de título de especialista; promover o III Congresso Norte de Biomedicina e parcerias com IES e Instituições de pesquisa ou empresas que atuem em áreas da Biomedicina.

Finalmente gostaria de agradecer aos Biomédicos dos Estados do Pará, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima e Acre, que contribuíram para o fortalecimento da Categoria na Região, no período de nossa gestão (2015-2019) e desejar grande êxito na gestão do Dr. Luiz Santana. 

LocalizaçãoOnde nos encontrar?

SCS – Quadra 07 – Edifício Torre do pátio Brasil
Bloco A – Nº 100 Salas 806 a 812
Asa Sul – Brasília – DF – CEP: 70307-901
Telefone: (61)3327-3128

Redes SociaisSiga-nos
Fale ConoscoEntrar em Contato
LocalizaçãoOnde nos encontrar?

SCS – Quadra 07 – Edifício Torre do pátio Brasil
Bloco A – Nº 100 Salas 806 a 812
Asa Sul – Brasília – DF – CEP: 70307-901
Telefone: (61)3327-3128

Redes SociaisSiga-nos

Copyright © 2020 Conselho Federal de Biomedicina – Todos os direitos reservados

Copyright © 2024 Conselho Federal de Biomedicina – Todos os direitos reservados