O curso de Biomedicina forma profissionais capacitados para atuar em diversas áreas. O biomédico é responsável por realizar exames laboratoriais, interpretar os resultados e identificar as causas, além de atuar com pesquisas e investigações em laboratórios e indústrias. A duração média da faculdade é de 4 a 5 anos. No mercado de trabalho, entre o grande leque de oportunidades, geralmente atuam em laboratórios de análises clínicas, indústrias de medicamentos, também na área de pesquisa genética e reprodução humana. Se você quer usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para cursar essa graduação, continue lendo e descubra como.
• Prouni para Biomedicina
O Programa Universidade para Todos (Prouni) é destinado a bolsa de estudo, com o resultado do Enem é possível concorrer ao benefício para faculdades (50% ou 100% de bolsa). Além de ter feito o Enem e tirado nota igual ou superior a 450 pontos e superior a zero na redação, também é preciso ter renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa e ter estudado o ensino médio em escola pública ou particular na condição de bolsista integral da instituição.
• Sisu para Biomedicina
Com o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é viabilizado o acesso às universidades e institutos públicos brasileiros. Podem concorrer ao processo seletivo estudantes que fizeram a última edição do Enem e não tenha zerado a redação. No entanto, algumas instituições atribuem pesos para área do conhecimento relacionada ao curso de escolha.
• Fies para Biomedicina
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies) também são programas do governo federal, mas neste caso a oferta é de financiamento que funciona como uma espécie de empréstimo estudantil. Para participar do processo seletivo é preciso ter feito alguma edição do Enem a partir de 2010 e obtido média igual ou superior a 450 pontos no resultado final e superior a zero na redação e ter renda familiar mensal de até cinco salários mínimos.
Fonte: E+B Educação | Géssica Santos