Instituições de Ensino Superior de todo o país – ofertantes ou não de cursos de saúde – podem aderir à campanha Biomedicina Solidária, que consiste em arrecadar donativos que serão entregues às instituições filantrópicas e organizações não governamentais que atendem a pessoas carentes. As instituições que aderirem à campanha receberão o selo Instituição Solidária, chancelado pelo Conselho Federal de Biomedicina e pela Academia Brasileira de Biomedicina. Para participar, é preciso fazer um cadastro prévio. (Clique aqui e inscreva a sua instituição). A iniciativa conta com a participação de instituições de ensino, empresas do segmento educacional, laboratórios, estabelecimentos comerciais e com a sociedade em geral.
No Brasil, em 2020, mais de 19 milhões de pessoas passaram fome e aproximadamente 117 milhões estão vivendo em situação de insegurança alimentar. O presidente do Conselho Federal de Biomedicina, Dr. Silvio José Cecchi, destaca que é preciso unir esforços, dar as mãos neste momento tão sensível e olhar para os mais necessitados. “Toda ajuda é bem vinda”. Ele explica que as instituições que se cadastrarem para as ações serão listadas e divulgadas nos canais oficiais do CFBM, além de receberem a certificação.
As instituições que aderirem à campanha poderão organizar a arrecadação de donativos da forma que preferirem. No entanto, para recebimento do selo será preciso comprovar por fotos as ações que foram realizadas para o e-mail imprensa@cfbm.gov.br. As IES também receberão do Conselho um mídia-kit para fazerem a divulgação da campanha. O selo é gratuito, mas as instituições que se interessarem também poderão fazer a adesão de uma das cotas de doações. Confira aqui os benefícios e como aderir às cotas.
Todos os tipos de donativos serão bem vindos, e a arrecadação em dinheiro poderá ser feita pela plataforma kickante (https://www.kickante.com.br/campanhas/biomedicina-solidaria-0)
Ponto alto
Como parte das ações, o CFBM realizará nos dias 19, 20 e 21 de maio uma série de atividades online com debates, mesas-redondas e explanações acerca de como se preparar para os cenários de situações endêmicas e pandêmicas no Brasil e no mundo. Os três dias de evento terão por tema “Medidas de Prevenção e Planejamento na Saúde”, “Saúde X Economia em tempo de pandemia: como conciliar?” e “Impactos e Perspectivas para o Futuro do Brasil e do mundo: que lição podemos aprender?”. Além do mais será realizada uma super e descontraída live com atrações musicais e a presença dos principais influenciadores da Biomedicina. O evento reunirá biomédicos, profissionais da saúde, economistas e demais interessados que versarão sobre os impactos e as perspectivas para o futuro do país. Os participantes receberão certificado de participação, mediante inscrição.
Serviço
Campanha Biomedicina Solidária
Inscreva aqui a sua instituição
Data: Arrecadação até o dia 21 de maio