O Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) assinou recentemente termo de cooperação com a Associação Brasileira de Histocompatibilidade (ABH). Agora, por meio do convênio, os títulos outorgados pela Associação serão devidamente reconhecidos e validados pelo CFBM e pela Associação Brasileira de Biomedicina. “Essa parceria, representa a abertura de um novo campo de atuação nos transplantes de órgãos e medula óssea e coloca o Biomédico como profissional competente e qualificado para atuar em todo processo de diagnóstico laboratorial de compatibilidade entre doadores e receptores para transplante de órgãos e medula óssea utilizando as ferramentas de biologia molecular”, explicou o vice-presidente do CFBM, Edgar Garcez Júnior.
Garcez explica ainda que a parceria proposta pela ABH reconhece no Biomédico um profissional qualificado para o desempenho desta atividade complexa e que exige alto grau de conhecimento específico. O vice-presidente do CFBM lembrou ainda que a dinâmica da outorga de títulos de especialista pela ABBM segue um padrão de qualidade que se equipara a sociedades científicas reconhecidas pela comunidade científica brasileira. Ele salienta que os Biomédicos que obtiverem o titulo de especialista da ABH poderão solicitar a inclusão de habilitação em Biologia Molecular e a solicitação será atendida pelos Conselhos Regionais.
O presidente do Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), Silvio José Cecchi, sobre o convênio,destacou que tem crescido no Brasil a cultura de transplante de órgãos, fato positivo, que demanda responsabilidade excessiva, cuidado em absoluto e conhecimento técnico.
Para difundir ainda mais a atuação da ABH, publicamos a seguir a integra de uma entrevista com o Dr Fernando Vinhal, presidente da Associação Brasileira de Histocompatibilidade.
CFBM: Primeiro gostaria de conhecer um pouco mais da história da Associação; quando foi fundada? quem fundou? quais os objetivos, missão e valores?
Dr. Fernando Vinhal: A Associação Brasileira de Histocompatibilidade (ABH) foi fundada em 1986, pelo Dr. José Roberto de Moraes, com intuito de agregar e fortalecer a especialidade no país.
Somos uma Associação dedicada ao avanço da ciência e tecnologia aplicadas. Buscamos continuamente a qualidade dos laboratórios, atuando na educação, treinamento e formação de profissionais competentes nas áreas de histocompatibilidade e imunogenética, visando a excelência em todas suas atividades.
Temos como missão, ser uma associação multidisciplinar que reúne profissionais da área de histocompatibilidade e imunogenética, contribuindo com atividades educacionais, incentivo a pesquisa e oferecendo orientação, implantação e manutenção de normas, padrões e diretrizes.
Nossa visão é elevar a qualidade de vida dos pacientes através de contribuições a melhoria da prática clínica, aprimorar o conhecimento da atividade profissional do setor além de ser reconhecida nacionalmente como referência em padrões de qualidade e difusão do conhecimento.
Trazemos como valores a Vida, Ética, Qualidade, Valorização do Associado e Desenvolvimento Científico
CFBM: Atualmente quantos são os associados?
Dr. Fernando Vinhal: Atualmente a ABH possui 81 associados. Além de biomédicos, temos associados da área de medicina, biologia, farmacêuticos, bioquímicos, químicos e enfermeiros.
CFBM: Como acontece o trabalho de vocês? Há atuação em todo o país?
Dr. Fernando Vinhal: Oferecemos aos laboratórios do país programas como: Controle de Qualidade Externo e Acreditação da Qualidade. E aos profissionais do setor: Prova para obtenção de Título de Especialista em Histocompatibilidade e Imunogenética, Educação Continuada e Realização de Congressos Regionais ou Internacionais. Assim podemos sempre colaborar com os diversos segmentos das sociedades transplantadoras e oferecer informações e convívios aos profissionais do setor.
Quantos são os Biomédicos especialistas em histocompatibilidade?
Dr. Fernando Vinhal: Em 2004, sob a gestão do Presidente Dr. Ricardo Alberto Moliterno, implantamos a prova para obtenção de Título de Especialista em Histocompatibilidade e Imunogenética, e desde então 137 Especialistas foram aprovados, dos 13 associados biomédicos da ABH, 06 são Especialistas.
CFBM: O que faz um especialista em histocompatibilidade?
Dr. Fernando Vinhal: O Laboratório de Histocompatibilidade é um segmento específico, onde trabalham profissionais multidisciplinares em áreas correlatas com a imunogenética. O profissional que inicia suas atividades nessa especialidade está envolvido em transplantes de órgãos ou tecidos.
Uma vez interessado o profissional inicia suas atividades dentro de um laboratório habilitado para atuar em exames para transplantes. Dentro do laboratório o profissional receberá instruções de treinamento para o desenvolvimento em aplicações de técnicas de imunogenética em transplantes, conhecimentos gerais de um laboratório clinico (normas de biossegurança, administrativos como laudos, treinamentos, controles de qualidade, etc.). Nesse período básico, de um a dois anos, normalmente capacita um profissional, a depender da dedicação e conhecimento prévio para realização, para compreensão e liberação de resultados em histocompatibilidade.
Dotado desses conhecimentos um especialista poderá atuar em um laboratório de Histocompatibilidade, participar de equipes de transplantes, auxiliar na discussão de casos clínicos com os médicos, auxiliar na decisão laboratorial em transplantes, entre outras atividades.
Para que um Laboratório de Histocompatibilidade seja habilitado/credenciado pelo Ministério da Saúde, é necessário possuir um Responsável Técnico um Responsável Técnico Especialista em Histocompatibilidade e Imunogenética.
Ser especialista significa ser um profissional graduado que acumula conhecimentos de uma área específica, por atuação identificada com sucesso na referida área e reconhecida por entidade técnico-científica.
CFBM: O que representa a parceria CFBM e ABH para vocês?
Dr. Fernando Vinhal: O reconhecimento do título da Especialidade em Histocompatibilidade e Imunogenética pelo Conselho de Classe da Biomedicina, enriquece e entusiasma o profissional Biomédico.
CFBM: Como faz para associar, a quem se destina a Associação?
Dr. Fernando Vinhal: Para se inscrever na Prova de título de Especialista, o candidato deve seguir as instruções descritas no Edital, este Edital é publicado no site da ABH no início do ano da realização da prova. A prova é elaborada por uma Comissão específica e aplicada durante o Congresso da ABTO.
Para as instituições ter profissionais com Título de Especialista em Histocompatibilidade e Imunogenética é um diferencial, pois o Título é o reconhecimento oficial da capacitação técnica e científica do profissional.
Podem se associar à ABH profissionais, estudantes e instituições do setor. Basta acessar nosso site (www.abh.net.br), preencher o formulário de associação e encaminhar os documentos referente à categoria desejada.
Por Caroline Lucas