Com quase 86% dos votos válidos, a chapa Inovação com Responsabilidade foi confirmada para estar à frente do Conselho Regional de Biomedicina – 3ª Região até 2022. A homologação do resultado final das eleições foi feita nesta sexta-feira, 26 de outubro, pelo Conselho Federal de Biomedicina. A nova diretoria assume no dia 5 de janeiro.
Os biomédicos participaram em massa da eleição dos novos conselheiros regionais titulares e suplentes realizada no último dia 21 de setembro, na sede do CRBM-3, em Goiânia (GO). Na seção eleitoral instalada na sede foram computados 605 votos presenciais, sendo 463 válidos, 54 nulos e 88 brancos. E ainda recebidos 1077 correspondências, apurados 1077 votos, com 990 válidos na chapa única, 15 votos nulos e 72 brancos. O total geral de votos foi de 1682, com 1453 na chapa única, 69 nulos e 160 brancos.
O presidente eleito Renato Pedreiro Miguel adianta que, entre as propostas, a prioridade no início de sua gestão será intensificar as dinâmicas de aproximação do Conselho com os biomédicos e a comunidade. “Vamos trabalhar para dar total autonomia às Seccionais e às Delegacias, de modo que todos os serviços e trâmites de documentações não precisem mais passar pela sede e sejam resolvidos no menor tempo possível”, justifica.
Outra meta é estimular o acesso dos universitários às mídias sociais, como forma de deixá-los informados desde cedo sobre as realizações do CRBM-3. “Buscaremos maior aproximação e parceria também com os docentes”, acrescenta. Nas propostas iniciais, consta ainda a criação de um canal de Ouvidoria para tomar conhecimento das principais sugestões, dúvidas ou reclamações.
Renato Pedreiro Miguel considerou o resultado geral das eleições satisfatório. Para ele, é o respaldo e o apoio dos biomédicos ao trabalho que vem sendo realizado, uma vez que ele já integra a atual diretoria como segundo tesoureiro e tem tido atuação marcante nas decisões executadas. Ele também agradeceu aos biomédicos: “Vamos trabalhar para retribuir a confiança dos profissionais, e aproveito para agradecer a todos que acreditaram na chapa ”Inovação com Responsabilidade”.
Rony Marques Castilho, presidente do CRBM-3 também partilha da mesma opinião. “Viemos trabalhando intensamente a favor da Biomedicina nesses últimos anos, mas ainda há muito por fazer, e cremos que essa nova etapa será uma continuação de uma gestão com responsabilidade fiscal e ética, sendo o guardião em prol da sociedade que utiliza os serviços prestados pelos biomédicos”, destaca.
Uma característica importante dos novos conselheiros trata-se da heterogeneidade. Há membros representando todos os Estados e o Distrito Federal, dessa forma integrando e fortalecendo a atuação do Conselho na terceira região, tanto nas Capitais quanto no interior.
O processo eleitoral mobilizou diversas pessoas na orientação, coleta, apuração e fiscalização dos votos. Durante todo o dia 21 de setembro, dezenas de colaboradores trabalharam para que tudo transcorresse em ordem. O pleito foi acompanhado pela Comissão Eleitoral. A movimentação na sede do CRBM-3 foi intensa durante todo aquele dia e marcada por um clima de camaradagem entre os profissionais.
Nova diretoria do CRBM-3 a partir do próximo ano:
Dr. Renato Pedreiro Miguel – GO – Presidente
Dra. Roumayne Lopes Ferreira – GO – Vice Presidente
Dr. Jhonathan Gonçalves da Rocha – GO – 1º Secretário
Dr. Renato Ângelo da Silva – MG – 2º Secretário
Dr. Wesley Francisco Neves – GO – Tesoureiro
Dr. Mauro Marques Ferreira Junior – MG – 2º Tesoureiro
Dr. Lázaro da Silva Dutra Junior – TO
Dra. Lidia Maria Pinto de Lima – DF
Dr. Luciano Teixeira Gomes – MT
Dr. Bruno Gatti Bavuzo Coelho Pereira – MG
Conselheiros Suplentes:
Dra. Aline Kelen Vesely Reis – DF
Dra. Ana Paula de Araújo Santos – GO
Dr. Antônio Batista Vilas Boas – GO
Dr. Antônio de Castro Rezende – GO
Dra. Cirlane Silva Ferreira – GO
Dr. Chafic Lays – MG
Dr. Farley Eleandro Costa – MG
Dr. João Roberto de Morais Gonçalves – GO
Dr. Luiz André Tavares da Silva – GO
Dr. Rony Marques de Castilho – GO.
Fonte: CRBM3