O biomédico é aquele profissional responsável por atuar na prevenção e cura de doenças com o desenvolvimento de vacinas e medicamentos por meio do estudo de microorganismos. Normalmente a carreira do profissional de Biomedicina é voltada para o âmbito da pesquisa sem muito contato direto com pacientes. No entanto, além de concluir a graduação, o formado precisa dar entrada na documentação para tirar a carteirinha de biomédico junto ao Conselho Regional de Biomedicina (CRBM) de sua região. Veja a seguir como adquirir o registro do CRBM.
Registro Profissional | CRBM
Após estar devidamente formado, o Biomédico pode dar entrada na Inscrição Definitiva. Essa inscrição é o ato pelo qual o Conselho Regional de Biomedicina protocola e registra os documentos e dados dos profissionais Diplomados e confere habilitação legal para o exercício profissional na jurisdição.
O requerente deve protocolar presencialmente ou enviar por correio para uma das unidades de atendimento do Conselho Profissional espalhadas nos estados da Jurisdição. Em seguida, será entregue um o boleto contendo as taxas e a anuidade proporcional para que o profissional realize o pagamento.
CRBM | Divisões Regionais
Ao todo são seis CRBMs espalhados pelos país. Cada conselho guarda a responsabilidade de julgar e decidir, em grau de recurso, os processos de infração à leis e ao Código de Ética, bem como organizar, disciplinar e manter atualizado o registro dos profissionais e pessoas jurídicas que se inscrevam para exercer atividades de Biomedicina sob cada jurisdição. Também cabe às divisões regionais a expedição da Carteira de Identidade Profissional.
Cada região do CRBM atende diferentes estados para poder dar cobertura a todas as Unidades Federativas mais o Distrito Federal. Confira a relação das Regiões e Estados cobertos:
Fonte: Educa Mais Brasil