Nesta sexta-feira (13), o presidente da Associação Brasileira de Biomedicina, Dr. Claudio Lobo Mecenas, representando o Conselho Federal de Biomedicina, entregou o troféu da Biomedicina em sessão especial na Secretaria de Estado de Saúde de Goiás ao biomédico Pericles Lopes Dourado, pelas relevantes pesquisas, que juntamente com a equipe multidisciplinar, liderada pelo secretário de Saúde do Goiás, Ismael Alexandrino, ajudaram na política de enfrentamento à pandemia da Covid-19. O trabalho, que foi disponibilizado para pesquisa mundial, já havia sido reconhecido internacionalmente pelo organismo internacional Emerald Publishing.
O trabalho da equipe, segundo o Dr. Péricles, baseia-se no Emprego de Evidências Científicas para subsidiar as decisões por parte da alta gestão em consonância com o que é defendido pela comunidade cientifica mundial. “O maior desafio enfrentado pela equipe foi o tempo. Para atender essa demanda, optamos por trabalhar com a elaboração da síntese de evidências. Isso resultou em 58 trabalhos relacionados à Covid-19, publicados no site da Secretaria de Saúde de Goiás e também publicados na Biblioteca Virtual de Saúde do Conselho Nacional de Secretários de Saúde.
Participaram da entrega da homenagem ao Dr. Péricles a Dra. Luciana Vieira, sub-secretaria de saúde do estado de Goiás, Paulie Marcelly, gerente do Conecta SUS, o médico Dr. Airton dos Santos Filho, Crystiane Frazão, assistente social, e Wisley Velasco, analista de sistemas. A biomédica e esposa do Dr. Péricles, Dra. Bárbara Bondim, também participou da homenagem
Homenagem aos Biomédicos
A homenagem do Conselho Federal de Biomedicina objetiva reconhecer as ações dos Biomédicos que se destacaram no enfrentamento à Covid-19. Ao longo dos anos de 2020, 2021 e 2022 diversos profissionais foram homenageados, deixando evidente não só para a categoria, quanto para a sociedade em geral que a Biomedicina é fundamental para o combate à pandemia.