Chegamos ao fim da 1ª edição da campanha Biomedicina Solidária. A ação, que teve início no dia 13 de abril, prevista para acabar no dia 22 de maio, foi prorrogada a pedido da própria categoria, ressaltando a solidariedade e a motivação dos profissionais da Biomedicina e da sociedade em si em fazer o bem e ajudar a tantas pessoas em um momento tão crítico como o que se encontra o nosso país.
Felizmente, contamos com o apoio de todos os Conselhos Regionais, bem como Associações de Biomedicina e entidades parceiras. A colaboração espontânea e voluntária dos estudantes, dos professores e dos coordenadores das instituições de ensino também fizeram a diferença na nossa ação. Certamente, nesses dias tristes com consequências lastimáveis por conta da pandemia da COVID-19, ver a solidariedade de jovens que ambicionam uma carreira como a Biomedicina se mobilizando de todas as formas para arrecadar donativos aqueceu nossos corações durante esse exatos dois meses de campanha.
O apoio incondicional dos nossos biomédicos que têm feito trabalho de destaque nas redes sociais também foi crucial para o sucesso da campanha. A esses, minha gratidão por terem vestido a camisa da Biomedicina Solidária, terem criados estratégias próprias de divulgação e de arrecadação e terem nos auxiliado. Esses representam uma nova fase na Biomedicina e a gente espera continuar contando com a seriedade e com a divulgação responsável da nossa profissão nesse universo chamado rede social.
É grandioso poder refletir o quanto de apoio tivemos de diversas pessoas de dentro da categoria e também de fora da Biomedicina. Quantas pessoas estenderam as mãos e se dispuseram a fazer o bem junto conosco. Isso só foi possível porque temos conquistado também respeito e credibilidade entre empresas, autoridades e, principalmente, com a sociedade de um modo geral.
Se o meu orgulho pela profissão já vem por tudo que conquistamos até hoje no âmbito profissional, agora posso dizer que me orgulho ainda mais por todo o humanismo que demonstramos durante todos esses dias. Mais ainda, corrobora o que sempre digo: a nossa união nos levará muito além do que já imaginamos.
Certamente, teremos outras edições da Biomedicina Solidária. E ela serão cada vez maiores. Esperamos que tão logo possamos realizá-las em momentos oportunos, sem pandemia, para que mais do que uma entrega de alimentos ou de qualquer outro donativo, a gente possa doar também amor, carinho, abraços e apertos de mão.
Em breve publicaremos um balanço geral de tudo que arrecadamos, mas desde já, eu não poderia deixar passar o meu agradecimento a todos que colaboraram.
Muito obrigado!!
Saudações biomédicas!
Dr.Silvio José Cecchi
Presidente do CFBM