Autoridades nacionais e internacionais em saúde se reúnem na 16ª edição do Congresso Brasileiro de Biomedicina e na 4ª edição do Congresso Internacional de Biomedicina para tratar de temas sensíveis como desenvolvimento de vacinas e produtos de interesse biotecnológico; febre amarela; zika vírus, sarampo, doenças degenerativas e genética do câncer. O encontro oferece aos aproximadamente três mil participantes mais de cem palestras, dentre elas a polêmica sobre a educação à distância para cursos da área da saúde.
Considerada uma das áreas que mais cresce no âmbito da saúde, a Biomedicina tem um leque de 35 habilitações que possibilitam diversos campos de atuação. Portanto, “a programação de um encontro deste nível obrigatoriamente deve ser pautada nas mais diversas temáticas da categoria que trabalha desde a estética até o mapeamento genético do indivíduo”, destaca o presidente do Conselho Federal de Biomedicina, Silvio José Cecchi.
Entre outros temas, a Toxicologia Social, referente ao consumo de drogas e abuso de substâncias como álcool e tabaco no meio universitário, a guerra contra o narguilé; bioestimuladores de colágeno para prevenir o envelhecimento precoce e a questão do jejum obrigatório para exames de sangue fazem parte da programação do encontro ( confira mais informações no site do evento).
Profissões da Saúde na Era Digital
A influência da Era Digital nas profissões de saúde também será abordada no evento. “O assunto foi escolhido após publicação da pesquisa [da Associação Brasileira de Telecomunicações] que diz que mais de 87% da população brasileira tem acesso à internet e busca orientações em plataformas como o Google, que é a mais famosa”. A justificativa é da Dra. Nayana Cambraia, que irá ministrar palestra no Congresso.
Também participam do encontro, a Dra. Consuelo Silvia de Oliveira, médica do Instituto Evandro Chagas, que falará sobre Zika Vírus (vacina) – casos – consequência e Febre Amarela, o DR. Bactéria (Roberto Figueiredo) que falará sobre a qualidade dos alimentos, dentre outros profissionais de destaque da saúde.
Promovidos bienalmente pelo Conselho Federal de Biomedicina e pela Associação Brasileira de Biomedicina com parceria dos conselhos regionais, os Congressos da Biomedicina já figuram entre os principais da área da saúde pela abordagem de temas sensíveis, tendências tecnológicas, aprimoramento profissional e novas áreas de atuação que competem à categoria. De acordo com o presidente do Conselho Regional de Biomedicina da 1ª Região, Dr. Dácio Campos, “esta edição foi definida com o intuito de capacitar e atualizar os profissionais e, paralelamente abrir campo para os acadêmicos nas várias habilitações da Biomedicina”.
SERVIÇO
XVI Congresso Brasileiro de Biomedicina e IV Congresso Internacional de Biomedicina
Data: 5 a 8 de setembro
Inscrições: www.cbbm2018.com.br
Local: Universidade Nove de Julho (Uninove) – Av. Francisco Matarazzo, 364 – Agua Branca (SP)