“Profissão do futuro, abrangência profissional, maiores possibilidades de atuação e crescimento profissional” foram as expressões chave que marcaram a solenidade de abertura do 16° Congresso Brasileiro de Biomedicina e 4° Congresso Internacional de Biomedicina. O evento, que reúne 2 mil pessoas até o próximo sábado, 8, em São Paulo (SP), discute temas sensíveis à saúde pública, educação em cursos de saúde, empreendedorismo e gestão profissional, além de falar sobre mercado de trabalho, áreas de atuação e diversos outros temas que acompanham a multidisciplinariedade biomédica.
Hoje temos no país 238 cursos de graduação em Biomedicina. Anualmente, milhares de profissionais se formam e se destacam no Brasil e no mundo, mas nem sempre foi assim. Dr. Silvio José Cecchi, presidente do Conselho Federal de Biomedicina e secretário da Secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior do Ministério da Educação – Seres/MEC, lembrou que quando começou sua militância na década de 70, pela regulação do curso de Biomedicina, havia no Brasil apenas oito cursos. “Não imaginava chegar onde chegamos, crescer o que crescemos, embora soubesse que iriamos longe. Hoje me sinto muito orgulhoso e feliz, somos uma verdadeira categoria profissional. Somos a profissão que mais cresce no Brasil”, afirmou.
Durante a solenidade, o Secretário de Educação do Ministério da Educação, Dr. Paulo Barone, ressaltou a diversidade profissional diante das diversas possibilidades de atuação da Biomedicina, que, segundo ele, são habilitações que alcançam desde o cuidado até a gestão em saúde, passando por várias outras vertentes. “É uma profissão completa, que cresce em números e em reconhecimento”, destacou. Ele enfatizou o interesse do Ministério da Educação em participar de eventos como o 16° Congresso de Biomedicina por considerar um evento de educação continuada.
O anfitrião, Dr. Dácio Eduardo Leandro Campos, presidente do Conselho Regional de Biomedicina 1ª Região e presidente da Associação Brasileira de Biomedicina, abriu a solenidade do encontro reforçando sua obstinação pela Biomedicina e por ver a profissão que acompanha desde os primórdios crescer e chegar onde chegou. “Deixamos de ser apenas análises clínicas. Hoje nós somos o futuro da saúde”, reforçou e finalizou homenageando palestrantes internacionais por suas atuações, funcionários e conselheiros do CRBM 1, dentre eles, Dr. Edgar Garcez Júnior, que também é vice-presidente do Conselho Federal de Biomedicina.
XVI Congresso Brasileiro de Biomedicina e IV Congresso Internacional de Biomedicina
Promovidos bienalmente pelo Conselho Federal de Biomedicina e pela Associação Brasileira de Biomedicina com parceria dos conselhos regionais, os Congressos da Biomedicina já figuram entre os principais da área da saúde pela abordagem de temas sensíveis, tendências tecnológicas, aprimoramento profissional e novas áreas de atuação que competem à categoria. De acordo com o presidente do Conselho Regional de Biomedicina da 1ª Região, Dr. Dácio Campos, “esta edição foi definida com o intuito de capacitar e atualizar os profissionais e, paralelamente abrir campo para os acadêmicos nas várias habilitações da Biomedicina”.
XVI Congresso Brasileiro de Biomedicina e IV Congresso Internacional de Biomedicina
Data: 5 a 8 de setembro
Inscrições: www.cbbm2018.com.br
Local: Universidade Nove de Julho (Uninove) – Av. Francisco Matarazzo, 364 – Agua Branca (SP)