Como manter a boa qualidade do ar de nossas casas evitando alergias

7 de julho de 2016

A boa qualidade do ar que respiramos é fator fundamental para nosso bem estar. Pensando nisso, algumas iniciativas simples no dia a dia podem melhorar, e muito, o nosso conforto. Grande parte das doenças respiratórias é causada por fatores que poderiam facilmente ser evitados com cuidados simples no cotidiano. Estima-se que a incidência de doenças como a asma cresça 45% nos períodos mais frios, este aumento nos índices de crises de asma é devido ao frio, poeira, mofo, fumo e por conta das pessoas permanecerem mais tempo em ambientes fechados, aumentando a exposição aos fatores desencadeantes. Na asma alérgica, os sintomas agudos estão, mais freqüentemente, associados à exposição a ácaros, odores, fumaça, mofo, epitélio animal e outros. Já no verão, com as fortes chuvas, o ar fica mais úmido, aumentando consideravelmente a presença de ácaros e seus alérgicos.

Se não houver prevenção, as doenças respiratórias também podem voltar. Quando a umidade do ar fica acima de 60%, há o aumento da quantidade de mofo sobre as partículas de poeira doméstica, que é formada, mais de 80% por pele humana, servindo de alimentos para os ácaros, o que contribui para a sua proliferação e conseqüente aumento de alérgenos, o que na prática se traduz em rinite, asma e processos alérgicos.

Um dos principais mitos a respeito da qualidade do ar em casa e nos escritórios é o uso do ar condicionado. Tido como vilão por muitas pessoas, os condicionadores de ar podem, na verdade, contribuir muito para a saúde de todos nós. Ao contrário do que muitos imaginam, esses aparelhos mantêm a umidade do ar baixa. Isso favorece a saúde ao diminuir a incidência de ácaros que se reproduzem em ambientes úmidos e que causam rinite e asma. A boa notícia é que os condicionadores de ar podem ser utilizados durante todo o ano, e não apenas nos dias mais quentes, contribuindo ainda mais para o equilíbrio da umidade do ar e evitando a proliferação desses inimigos das nossas vias respiratórias.

Os condicionadores de ar não são mais os vilões também no que diz respeito à economia de energia. Muitos aparelhos são equipados com tecnologias que mantêm o constante funcionamento do motor, ajudando na redução energética, e com o chamado ciclo quente. Mesmo nos períodos mais frios, é possível contar com os benefícios de ter um ar sempre saudável. Já no verão, além do conforto que o aparelho proporciona para que seja possível realizarmos nossas atividades, ainda temos como vantagens também a redução da existência de mosquitos e animais voadores nos ambientes controlados. Assim, instalar um aparelho nos locais em que passamos mais tempo pode ser uma ótima alternativa para enfrentarmos a época mais quente do ano com conforto e saúde.

No entanto,  não podemos esquecer as ações preventivas quando instalamos esses aparelhos. Os filtros devem ser limpos constantemente (lavagem semanal), uma vez que seu papel é justamente purificar o ar do ambiente. Ao não realizar a manutenção corretamente, podemos obter o efeito contrário.

Não é só no ar que existem bactérias e outros germes. 90% das nossas células, inclusive nos nossos animais de estimação, são compostas por bactérias, sendo a grande maioria bactérias do bem, isto é, que nos protegem. Estas bactérias são dividas em dois grupos, as residentes que nos fazem bem, fazendo parte da microbiota normal de nosso corpo, e o outro grupo são as bactérias transitórias, provenientes de outros lugares – da terra, poeira, de outros animas, de alimentos, de fezes e outras secreções – e nossa atenção deve-se voltar à este segundo grupo. Por isso, atitudes bastante simples nos ajudam a eliminar estes micros seres, por exemplo, sempre lavar as mãos com água e sabão e o local onde o animal faz as necessidades e higienizá-los também com desinfetantes.

Assim, para encarar o ano todo com saúde e livre de doenças respiratórias, não devemos esquecer de beber muita água e de manter os locais sempre limpos e livre de poeiras. Dessa forma, fica ainda mais fácil enfrentar as bactérias e outros germes com saúde e disposição.


bacteriaRoberto Martins Figueiredo 
Dr Bactéria

LocalizaçãoOnde nos encontrar?

SCS – Quadra 07 – Edifício Torre do pátio Brasil
Bloco A – Nº 100 Salas 806 a 812
Asa Sul – Brasília – DF – CEP: 70307-901
Telefone: (61)3327-3128

Redes SociaisSiga-nos
Fale ConoscoEntrar em Contato
LocalizaçãoOnde nos encontrar?

SCS – Quadra 07 – Edifício Torre do pátio Brasil
Bloco A – Nº 100 Salas 806 a 812
Asa Sul – Brasília – DF – CEP: 70307-901
Telefone: (61)3327-3128

Redes SociaisSiga-nos

Copyright © 2020 Conselho Federal de Biomedicina – Todos os direitos reservados

Copyright © 2024 Conselho Federal de Biomedicina – Todos os direitos reservados