Cientistas de Harvard reproduzem resistência bacteriana em laboratório

4 de outubro de 2016

Cientistas da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, apresentaram um modelo a partir do qual é possível observar a resistência das bactérias aos antibióticos desenvolvidos para detê-las ou eliminá-las.

Para seu experimento, publicado nesta sexta-feira (9) na revista “Science”, os pesquisadores criaram uma placa de Petri retangular gigante, de 1,22 m de comprimento por 61 cm de largura com nove compartimentos horizontais.

Placa de Petri é aquele recipiente achatado de vidro, que geralmente tem poucos centímetros de diâmetro, usado em laboratórios para cultivo de microorganismos.

Nos compartimentos dos dois extremos do objeto, os cientistas de Harvard não introduziram remédio algum, enquanto nos imediatamente contíguos puseram uma dose de trimetoprima, nos seguintes uma quantidade 10 vezes maior desse antibiótico, nos outros 100 vezes e no central mil vezes maior do que a primeira.

Os cientistas introduziram então a bactéria Escherichia coli, também conhecida como E. coli nos extremos e durante os dez dias seguintes comprovaram como foi avançando até chegar ao compartimento central e mutar para superbactéria.

Em suas conclusões, os cientistas mostraram como as primeiras bactérias com baixa resistência aos antibióticos “deram lugar a mutantes de resistência moderada que finalmente geraram cepas altamente resistentes e capazes de se defender das mais altas doses de antibióticos”.

“A cada nível de concentração, um pequeno grupo se adaptava e sobrevivia”, acrescentou o estudo, ao constatar que as descendentes das bactérias mutantes “migravam às zonas de maior concentração do antibiótico”.

A placa de Petri permitiu “reconhecer conceitos com os quais pensava-se em abstrato”, apontou a pesquisadora Tami Lieberman, que participou do experimento que qualificou como “uma demonstração impressionante da rapidez de como as bactérias evoluem”.

 

Fonte: G1

Veja matéria original

LocalizaçãoOnde nos encontrar?

SCS – Quadra 07 – Edifício Torre do pátio Brasil
Bloco A – Nº 100 Salas 806 a 812
Asa Sul – Brasília – DF – CEP: 70307-901
Telefone: (61)3327-3128

Redes SociaisSiga-nos
Fale ConoscoEntrar em Contato
LocalizaçãoOnde nos encontrar?

SCS – Quadra 07 – Edifício Torre do pátio Brasil
Bloco A – Nº 100 Salas 806 a 812
Asa Sul – Brasília – DF – CEP: 70307-901
Telefone: (61)3327-3128

Redes SociaisSiga-nos

Copyright © 2020 Conselho Federal de Biomedicina – Todos os direitos reservados

Copyright © 2024 Conselho Federal de Biomedicina – Todos os direitos reservados